Tudo o que você precisa saber sobre gatos e calor

Todo esse calor chegando e, se já é difícil para os humanos, imagine para os bichanos, que possuem pelos e uma série de necessidades especiais quando se trata de altas temperaturas. Nesse contexto, é importantíssimo ter contato com tudo o que você precisa saber sobre gatos e calor.

Afinal, o seu amigo de quatro patas merece muita saúde e conforto em todas as estações do ano. Confira quatro fatos curiosos sobre o assunto.

Eles desidratam com facilidade

Que gatos não gostam muito de água todos sabemos. Por isso, é importante estimulá-los a hidratar-se durante o dia

Você pode fazer isso deixando potes com água fresca disponíveis pela casa, ou ainda utilizar o bebedouro fonte, que chama a atenção do animal e mantém o gato bebendo água com maior frequência. 

Cogite também aumentar a quantidade de alimento úmido na dieta dos bichanos, que colabora para a sua hidratação de uma maneira fácil e que eles amam.

Os gatos têm mais chance de hipertermia

Pois é! Entre os mitos de verdades dos pets no verão, é fato que os peludos podem sofrer muito para regular a temperatura corporal em dias quentes. Por que não ajudá-los?

Para isso, tome alguns cuidados com o seu pet no verão. Garanta que o ambiente esteja sempre fresco e ventilado, além de não deixar o pet em exposição direta ao sol. 

Também é possível refrescá-lo com uma toalha úmida em que ele possa deitar ou uma tigela de água rasa em que ele possa molhar as patas.

Eles apresentam sinais de que estão com calor

Entre eles, podemos notar a apatia, respiração acelerada e de boca aberta, miados de desconforto, salivação intensa e um caminhar desastrado.

Se observar esses sinais, procure fornecer condições mais agradáveis ao pet e, em casos extremos, vale até buscar um veterinário.

Gatos podem precisar de tosa

Sim! Os gatos costumam limpar-se sozinhos e dificilmente pensamos sobre a manutenção de seus pelos. Mas alguns gatos podem se beneficiar muito da tosa e até de um eventual banho, especialmente aqueles com pelos mais espessos, que tendem a ter uma sensação térmica maior. 

Mas lembre-se: esses procedimentos devem ser feitos por profissionais. Procure um pet shop com certificação e equipamentos especiais para a tosa de gato para proporcionar mais conforto ao seu amigo de quatro patas. Caso contrário, poderá machucá-lo ou causar desconforto.