Toxoplasmose em gatos: como ocorre a transmissão?
Se você cuida de um gato e convive com uma gestante, deve ter ouvido muita gente falar dos perigos da toxoplasmose em gatos e a contaminação para gestantes. Mas será que essa infecção acontece da forma como é disseminada por aí?
Conheça as principais formas de transmissão da toxoplasmose e os cuidados necessários relacionados à doença.
O que é toxoplasmose em gatos?
Causada pelo parasita Toxoplasma gondii, a toxoplasmose é difícil de detectar, já que os gatos doentes não apresentam sintomas, apesar de poderem transmiti-la.
O perigo da toxoplasmose é bastante associado a mulheres gestantes, já que, se infectada, a mãe pode transmitir a doença ao bebê. Mesmo assim, os casos mais comuns de contaminação se dão pelo consumo de água e alimentos infectados.
Sintomas da toxoplasmose em gatos
É difícil perceber se um gato está infectado com a toxoplasmose mas, dependendo do ciclo da doença, é possível verificar sintomas como:
- Vômitos;
- Diarreias;
- Falta de ar;
- Febre;
- Cansaço;
- Ínguas pelo corpo;
- Tosse;
- Dificuldade para enxergar;
- Manchas avermelhadas pelo corpo;
- Dor de cabeça e de garganta;
- Dor muscular e nas articulações;
- Imunidade baixa.
Se você observar esses sintomas no seu amigo de quatro patas, é importante procurar ajuda médica. O diagnóstico é realizado a partir de exames laboratoriais e só pode ser feito por um profissional da saúde animal.
Transmissão
O bichano pode se infectar com a toxoplasmose a partir da ingestão de carne crua infectada. Por isso, gatos que vivem em casa, sem acesso à rua, dificilmente serão contaminados.
Quanto aos humanos, é improvável que a contaminação aconteça a partir de um animal de estimação, e a infecção é muito mais comum por alimentos e água com a doença ou de forma congênita, em que gestantes transmitem ao feto a partir da placenta.
Para que o gato com toxoplasmose infecte seu tutor, é preciso que suas fezes permaneçam no ambiente por mais de 25 horas e que o humano as manipule sem luvas e depois leve as mãos à boca ou manipule alimentos.
Como é o tratamento da toxoplasmose?
A boa notícia é que a toxoplasmose tem cura! O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença, mas costuma incluir a administração de antibióticos.
Para prevenir o quadro, o tutor deve manter seu gato dentro de casa e cuidar da sua alimentação com uma boa ração natural para gato, além de levar o pet ao veterinário para check-ups periódicos.
Pronto! Agora que você conhece melhor a toxoplasmose, é hora de proteger seus gatos e os membros da sua família.