Quais são os tipos de areia de gato?
Mesmo o mais experiente dos gateiros, deve pesquisar com alguma frequência sobre as areias de gato. Ainda que seja para saber das novidades, há uma grande variedade de tipos, matérias primas e, para cada tipo, existem prós e contras a serem levados em consideração na hora da escolha.
Para dar aquela mãozinha, organizamos as principais informações sobre os tipos de areia de gato mais vendidos no mercado pet. Continue lendo o artigo até o final para descobrir qual a melhor areia de gato para o seu bichano!
Como escolher a melhor areia de gato?
Leve em consideração que existem fatores que influenciam sobre a escolha do tipo da areia a ser usada na sua casa. São eles:
- Quantidade de gatos – Quem é tutor de gatos sabe que o cuidado passa a ser diferente quando há mais de um bichano na casa, incluindo a quantidade de caixas de areia e a necessidade de uma areia que absorva bem os resíduos.
Nesse caso, a melhor areia a ser indicada é a de sílica ou a ecológica tendo em vista que possuem uma durabilidade maior, capacidade boa de retenção do odor – o que ajuda a reduzir o tempo de troca;
- Ambiente familiar: assim como o número de gatos, é preciso levar em conta o espaço que o bichano possui para fazer suas necessidades – lembrando que a caixa não pode ficar muito perto da área da alimentação ou de onde ele dorme porque gatos são animais que prezam pela própria higiene.
- Tempo do tutor: é fundamental levar em conta quanto tempo você pode dedicar à manutenção da caixa de areia do seu bichano. Se for pouco, é melhor optar por uma que tenha matéria prima mais durável e que o seu gato possa esconder melhor as fezes – como, por exemplo, a ecológica.
A partir desses fatores, a escolha da areia de gatos ideal não fica tão difícil. Então, vamos por opções.
Areia de gato mais barata:
O tipo de areia de gato que você encontrará por um preço mais em conta é a areia absorvente. Geralmente feita de sepiolita – um mineral poroso muito absorvente – essa areia é a mais econômica e não é aglomerante.
Logo, a areia absorvente é a areia de gatos mais barata contudo, ela é interessante em algumas situações como:
- Quando o tutor só tem um gato;
- Quando há a possibilidade de trocar com frequência a areia;
- Quando há espaço para que o gato faça suas necessidades, já que sua capacidade de bloquear o odor é pouca.
Areia de gato fácil de limpar:
Pensando na limpeza, a areia de gatos aglomerante é a que mais facilita a vida do tutor. Isso porque, por ser feita de bentonita, uma argila com um extraordinário poder de absorção, assim que a areia entra em contato com a superfície úmida – da urina ou das fezes – ela forma blocos que dificultam a passagem do odor e facilitam na hora do tutor catar as necessidades.
Então, a areia de gato mais fácil de limpar é a areia aglomerante. Veja, abaixo, suas indicações:
- Quando a casa tem um gato só;
- É prática na limpeza;
- Por ser feita de bentonita, seu material é muito fino e ela levanta muita poeira. Por isso, é válida quando o gato é cuidadoso.
Areia de gato que mais dura:
Em questão de durabilidade, as areias de sílica são as que melhor atendem o tutor. Isso porque são comercializadas nos formatos de areia de sílica, gel de sílica ou pérolas de sílica – material que tem absorção alta e quase não exala odores.
Mas, ainda que seja uma boa alternativa ao tutor, a sílica não é biodegradável e é tão artificial que muitos gatos rejeitam o uso.
- Quando a casa tem mais de um gato;
- A limpeza é prática e, pela cor da sílica deixar de ser branca por absorver a urina, facilita até a visualização da necessidade da troca da areia;
- Bom para quem tem pouco tempo;
- Não é uma alternativa sustentável.
Areia de gato mais sustentável:
Feita com produtos biodegradáveis que vão desde mandioca à madeira de reutilização, esta é a alternativa mais sustentável para quem tem gatos em casa. Além da boa capacidade de absorção, a areia de gatos biodegradável é capaz de inibir o odor das fezes e pode ser usada em casas com mais de um gato.
- Quando a casa tem mais de um gato;
- A limpeza precisa ser feita com frequência, já que os gatos costumam jogar os grânulos para fora e é necessário varrer para a caixa.
- Bom para quem tem tempo;
- É uma alternativa sustentável.
Caso seu amigo de quatro patas apresente comportamento diferente do que é comum, fezes que não sejam consistentes, vômitos ou urinando fora da caixa sem motivo aparente, não hesite em procurar ajuda de um médico-veterinário.
Nunca ofereça remédios caseiros ou automedique seu pet pois muitos medicamentos que ajudam a nós, humanos, podem ser tóxicos e levar os gatos a óbito. Em outros casos, a demora em buscar ajuda pode fazer com que o peludo tenha o quadro agravado e seja necessário ficar internado ou passar por processos mais complexos.
Lembre-se de manter as consultas de rotina e as vacinas do seu filho de quatro patas em dia, o acompanhamento de um médico-veterinário de confiança e uma boa nutrição alimentar são pilares essenciais para que o bichano tenha uma vida boa, longa e saudável ao seu lado.
Nosso blog sempre tem textos novos sobre comportamento, saúde e bem estar de cães e gatos. Fique por dentro, siga a Naturalis nas redes sociais e saiba mais sobre os lançamentos e novidades.