5 sinais de que seu cachorro está estressado

Você conhece aquela máxima popular que os pinsher são “50% tremor e 50% raiva”? Isso se tornou algo comum à mentalidade dos tutores porque essa raça – tão pequena quanto feroz -, em grande parte dos momentos aparenta estar a ponto de ter uma síncope por estresse. 

Nós, humanos, sempre temos dias cheios, em que fazemos tantas coisas que precisaríamos do dobro do tempo para conseguir cumprir as tarefas. Isso, somado à rotina, às demandas do mundo adulto também são muito capazes de nos estressar, não é mesmo?

Mas sabia que o seu cachorro – aquele peludinho cheio de manias e mimado por você -, também pode estar estressado? Claro, os motivos são bem diferentes daqueles que abalam a nós, humanos. 

 Para entender o que pode fazer o seu cão estar estressado nós preparamos cinco sinais que deixam claro esse tipo de situação emocional. Veja no artigo abaixo: 

Seu cachorro pode demonstrar estresse com hiperatividade

Sabe quando o cachorro parece uma bateria sem fim? Ele corre de um lado para o outro, tem tremedeiras ou mesmo comportamentos compulsivos como lamber as patas sem parar? Além de ser um indicativo de ansiedade, essas ações também podem estar relacionadas ao estresse, uma vez que a liberação de cortisol causada pela ansiedade também é um fator de estresse. 

Essa liberação de cortisol gera, por consequência, o acionamento dos instintos de luta e fuga, que envolvem aceleração dos batimentos cardíacos, dilatação da pupila e, até mesmo, salivação excessiva. 

Seu cachorro pode demonstrar estresse comendo cocô

Sim, a cropofagia – ato de ingerir as próprias fezes ou a de outros animais – pode ser ligada tanto à má nutrição, alguma patologia hereditária ou quanto ao estresse. Estudos indicam que é preciso que um médico comportamentalista avalie o animal para identificar a origem da cropofagia. 

Contudo, quando está relacionada ao estresse, o animal pode estar em busca da atenção do tutor, já que a falta de contato e socialização, ainda que com humanos, é importante para o gasto de energia que, por estar em excesso, acaba por ser extravasado ao ingerir as fezes. 

Sabemos que a rotina é corrida, mas é importante dedicar alguns momentos do dia para se divertir com seu amigo de quatro patas. Além dele aliviar o estresse, você também vai poder desopilar das preocupações do dia e focar na felicidade da interação de vocês. 

Seu cachorro pode demonstrar estresse com agressividade 

Quando nós, humanos, estamos estressados, algumas vezes temos vontade de sair, correr e gritar por aí, jogar as coisas para o alto. Com os cães não é diferente – ao menos o sentimento.

Uma vez estressados, os animais podem demonstrar o estresse com raiva, até mesmo ao avançar e tentar morder pessoas muito próximas de seu círculo social ou latir incessantemente por muitas horas. 

Seu cachorro pode demonstrar estresse com comportamentos extremos 

Dormir demais ou ter insônia, comer como se não houvesse amanhã ou ficar sem apetite, latir e correr ou ficar amuado no canto… todos esses sinais podem estar relacionados à forma com que o cão demonstra seu estresse. 

Isso varia de um animal para o outro, já que cada um tem sua personalidade e maneira de mostrar como se sente. Além disso, a forma como a criação é feita também têm fator de influência no comportamento dos pets. 

Seu cachorro pode demonstrar estresse ao destruir algumas coisas 

Objetos, móveis, paredes… tudo pode ser destruído se o pet tem energia e motivação para isso. Além da clara necessidade de descontar toda aquela carga física e mental nas mordidas ou no ato de cavar, há também a correlação com a tentativa de ter a atenção do tutor, ainda que seja para brigar. 

Em caso de sinais de estresse no seu cachorro, procure um médico-veterinário comportamentalista. Eles são capazes de compreender os motivos que levaram seu amigo de quatro patas a apresentar essas ações e traçar estratégias voltadas para seu bem-estar físico e mental. 

No blog de Naturalis você sempre encontra dicas e informações sobre assuntos relacionados a comportamento, saúde e bem-estar de cães e gatos. Esperamos que seu cãozinho estressado fique bem logo para viver mais e viver bem! Acompanhe nossas publicações nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.