Por que os cachorros ficam grudados?
É no mínimo curioso observar dois cachorros grudados, em direções opostas. Quase todo mundo que olha a cena, se pergunta: o que é isso? Por que os cachorros ficam grudados? Então vamos juntos tirar todas as dúvidas neste artigo.
Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam?
Sim, matamos a charada, quando você ver dois cachorros grudados, já sabe, se trata de uma cópula canina, ou seja, estão cruzando. Isso acontece porque o cruzamento de cachorro ocorre com o pênis ainda flácido, o que só é possível porque eles possuem um osso que permite a penetração por meio do atrito com a pele.
Logo após a penetração, um órgão somente presente nos machos, chamado de bulbus glandis, se enche de sangue e aumenta o volume. É nesse momento que os animais ficam grudados.
Mas acontece que o sêmen do cachorro é muito ralo e com baixa contagem de espermatozoides. O bulbus glandis inchado, juntamente da anatomia da fêmea que naturalmente é adaptada para o ato, tornam a fecundação possível.
Então, não se deve tentar separar os animais quando estão grudados, a tarefa é quase impossível e pode causar danos graves tanto ao macho quanto à fêmea.
O grude serve basicamente para minimizar a perda de espermas e aumentar as chances de fecundação. Dessa forma, como a ejaculação acontece por gotejamento, é normal que os animais se mantenham por um tempo na mesma posição, mas naturalmente eles vão se separando.
Cuidados com o pênis do cachorro
Para cuidar da saúde do cachorro, é interessante entender a anatomia dele. O órgão genital do macho é formada pelo prepúcio, pele responsável por cobrir o pênis e proteger o genital contra traumas, raspões, sujeiras e contato direto com o ambiente.
O corpo do pênis é representado pela maior parte, ela se fixa em uma região chamada de arco isquiático. Logo na ponta do pênis existe a entrada da uretra, mais conhecida como glande.
Doenças em pênis de cachorro
Doenças no pênis do cachorro são mais comuns do que você pode imaginar. Então é preciso se informar sobre o tema, você como tutor deve ter acesso às informações e não ter nenhum tipo de receio em pedir ajuda ao médico-veterinário.
O cachorro macho pode apresentar enfermidades congênitas ou adquiridas, sendo a última muito comum. Então, entre os problemas, acabam sendo comuns traumas, infecções virais ou bacterianas e até mesmo tumores.
Em qualquer um desses casos, deve-se buscar um médico-veterinário e iniciar um tratamento de forma imediata. Pois algumas doenças adquiridas são sexualmente transmissíveis, é necessário o cuidado preventivo desde sempre.
Sintomas de doenças no pênis do cachorro
Somando a tudo o que já foi dito, é de extrema importância o conhecimento dos sintomas. Esse é o primeiro passo para um tratamento mais seguro e eficaz, mas de nenhuma forma é recomendado qualquer tipo de tratamento ou medicação sem a consulta de um profissional.
Separamos uma lista com os sintomas mais comuns:
- pênis para fora do prepúcio;
- sangramento no pênis do cachorro;
- pus no pênis;
- cachorro lambendo muito as partes genitais;
- mudança na cor do pênis;
- vermelhidão na glande.
Castração do cachorro
A castração do cachorro é um procedimento simples, rápido e só traz benefícios para a saúde do seu amigo. Pois não se trata de nenhuma tortura ou algo do tipo. O procedimento aumenta a expectativa de vida dele — sério, seu cão vai agradecer.
A castração canina aumentará a qualidade de vida do seu pet, sem oscilações hormonais e comportamentos sexuais que estressam o cachorro.
A esterilização do cão vai, além disso, evitar a reprodução indesejada, ser responsável por evitar sérios problemas, como câncer nos testículos e imunodeficiência.
Saiba mais sobre a mudança no comportamento dos cães castrados aqui.