Por que o cachorro come cocô: explicando a coprofagia

Eles brincam, dão carinho e fazem companhia para nós. Nossos melhores amigos podem ser ótimos companheiros mas, às vezes, alguns de seus hábitos não agradam nem um pouco, como quando cachorros comem cocô, um comportamento conhecido como coprofagia.

Ele é até comum em uma determinada fase da vida do peludo, mas pode também indicar problemas de saúde física ou emocional. Por isso, é preciso pesquisar a origem do problema para lidar com ele.

Por que o cachorro come cocô?

Seja por falta de nutrientes, ansiedade ou instinto, o hábito pode ter diversas causas, que devem ser investigadas por um médico veterinário.

Nos primeiros meses de vida

Entre os primeiros seis e oito meses de vida dos cães, é perfeitamente normal que os cães tenham o comportamento de comer as fezes das mães, numa tentativa de buscar nutrientes e suprir deficiências de vitaminas e de minerais.

Mas, atenção: se o seu pequeno estiver comendo tudo o que vê pela frente e, além do cocô, também devorar pedras, sapatos, areia e outros itens não alimentícios, esse hábito pode não ser instintivo. É muito provável que o pet esteja querendo chamar a sua atenção.

Problemas nutricionais

Comer cocô, no entanto, pode também indicar problemas na nutrição dos peludos, como falta de nutrientes, inclusive a vitamina B1, e a ingestão exagerada de  carboidratos.

Essas falhas nutricionais podem também ocorrer em pets que se alimentam apenas uma vez ao dia, o que sobrecarrega o sistema digestivo do peludo e o predispõe a uma má digestão. 

Ainda há o caso de quando cães repartem o mesmo comedouro, e o dominante acaba consumindo uma quantidade maior de comida que o outro. Nessas situações, o cachorro “subordinado” pode recorrer às fezes do dominante, onde ele elimina os nutrientes que digeriu.

Por fim, a coprofagia pode ser resultado de diversas doenças que causam a má absorção de nutrientes nos pets, entre elas a pancreatite exócrina ou “crise da má absorção”, e parasitoses intestinais causadas por vermes.

Causas emocionais

Se seu cachorro estiver comendo o próprio cocô, isso também pode ser resultado de fatores emocionais, como ansiedade e tédio

Sim, cães entediados manipulam fezes como passatempo ou até para receber a atenção do seu tutor. Fique atento para que a sua reação a esse comportamento não seja entendida pelo animal como ganho de atenção, o que reforça esse hábito.

Por fim, alguns cães que são excessivamente punidos por fazerem suas necessidades dentro de casa podem apresentar esse comportamento para evitar castigos.

Quando isso se torna um problema?

Além de ser um comportamento indesejado pelos pais de pet, a coprofagia deixa os cães com halitose e os expõe a infecções repetidas de parasitas gastrointestinais. O hábito também causa  o desgaste     excessivo     dos     dentes, obstrução gastrointestinal e viroses como a hepatite e a parvovirose.

Por isso, se o seu pet estiver apresentando esse comportamento repetidamente, o melhor a fazer é levá-lo a um veterinário para checar a origem do problema.

Como lidar com a coprofagia

Para lidar com a coprofagia, é preciso entender as suas origens, o que muitas vezes só pode ser feito com a visita a um veterinário.

Em alguns casos, a mudança para uma dieta com alta digestibilidade, altos níveis de proteínas e gorduras e baixos níveis de carboidrato e fibras, ou até com suplementos alimentares podem ajudar. 

Pode haver ainda a necessidade de adquirir um comedouro e um bebedouro específico para o seu cãozinho, ou passear mais com ele para evitar ansiedade e tédio. 

Seu cachorro comer cocô pode ser uma situação chata, mas conhecer as causas é fundamental para tratar o problema. Procure um veterinário e garanta que seu pet esteja saudável e feliz!