6 mitos e verdades sobre pets e verão
Chegou o verão e com ele, calor, praia e muita diversão com o seu amigo de quatro patas! Mas, para mantê-lo confortável nessa época do ano, é preciso conhecer alguns mitos e verdades sobre pets e verão.
Frequência ideal de banho e tosa, uso de protetor solar e contato com o sol são alguns dos temas controversos que abordaremos a seguir.
1. Tosar o cachorro ajuda a protegê-lo do calor?
Depende! A tosa pode ajudar o seu peludo a ficar mais fresquinho nas férias de verão em alguns casos, mas também pode atrapalhar em outros.
Isso porque o pelo pode funcionar como um isolante térmico e proteger o animal tanto do frio quanto do calor. É o que acontece em raças de cachorros peludos como Chow Chow, Spitz Alemão e Akita, com pelagem dupla, que podem até sofrer de queimaduras e de alopecia canina com a tosa exagerada.
Outras raças, no entanto, podem ser beneficiadas com uma boa tosa no verão. É o caso do Poodle, do Shih Tzu e do Yorkshire. Fica a dica: converse sempre com o veterinário antes de sair tosando o pet.
2. Os cães precisam de protetor solar?
Verdade! Os cães também estão sujeitos aos perigos dos raios solares. Por isso, procure passear com o cachorro de manhã ou no fim da tarde e capriche no protetor solar.
Ele tem que ser específico para pet, aplicado especialmente nas regiões mais sensíveis, como focinho e ponta das orelhas e outras partes que não estão protegidas pela pelagem.
Na dúvida, procure um veterinário que possa indicar os melhores protetores solares e fique atento a possíveis sensibilidades na pele do seu cão.
3. No verão, os cães devem tomar banho com mais frequência?
Mito! O excesso de banhos no verão pode até fazer mal ao cão. Isso porque eles removem a camada de gordura que protege a pele dos pets e os deixa mais expostos a fungos, alergias e até a algumas doenças.
O ideal é que cães de pelo curto tomem banho a cada 10 a 15 dias, e os de pelo longo, a cada 7 a 10 dias, dependendo também do estilo de vida do animal.
4. Gato sente mais calor que cachorro?
Mito! Não há diferença na sensação térmica entre as duas espécies. Outros fatores podem determinar os animais que sentem mais calor, como pelo longo e obesidade.
5. Tomar sol faz bem para o gato?
Verdade! Por ser um animal noturno no ambiente natural, o gato costuma dormir bastante durante o dia, especialmente em superfícies quentes, onde armazenam energia para suas caçadas noite adentro.
Mas isso não significa que o animal tenha de estar sempre em contato com o sol! Em climas de extremo calor, é importante que ele esteja refrescado e em um local arejado para não sofrer com hipertermia.
6. Gato não pode tomar banho?
Mito! É verdade que gatos raramente precisam de banhos, já que se limpam com lambidas. Mas você pode dar banhos no pet ocasionalmente para eliminar as impurezas que se acumularem no animal.
Outra opção são os banhos a seco, com lenços umedecidos ou panos para tirar o excesso de sujeira.
Para refrescar o peludo, no entanto, existem outras opções mais práticas e que podem ser feitas com maior frequência.
Gostou das curiosidades? Agora é não errar e providenciar ao seu pet a melhor experiência no verão, mantendo-o sempre fresquinho e confortável. Bom verão!