Miíase: conheça os sintomas e tratamento

Há algumas doenças sobre as quais nem gostamos de pensar. Infecções dolorosas para o nosso amigo de quatro patas podem ser desagradáveis, mas é preciso saber reconhecer seus sintomas para poder ajudar o pet em caso de necessidade. Esse é o caso da miíase.

Ela é causada pela infecção de uma ferida aberta do animal, que é tomada por larvas e causa bastante dor no peludo. Quer entender como prevenir essa situação e reconhecer que seu pet precisa de ajuda? Confira a seguir.

O que é miíase?

Não é nada bonito: a miíase, ou bicheira, como é popularmente conhecida, consiste numa infestação de larvas nas feridas dos cachorros

Para isso, o machucado é infectado pela mosca do gênero Díptera. As larvas da mosca alimentam-se, então, do tecido morto do animal e produzem uma enzima que danifica a pele do pet

Alguns cães podem ainda desenvolver a doença devido ao acúmulo de tártaro nos dentes e, dependendo da região afetada, é classificada como cutânea, oftálmica, auricular ou urogenital.

A doença pode ser fatal se não tratada e pode afetar qualquer vertebrado, inclusive o ser humano, mas é evitável.

Sintomas da miíase

Quanto mais cedo a miíase for detectada, melhor será o seu tratamento. Por isso, fique atento aos sinais: 

  • Lesões graves na pele;
  • Inchaço firme debaixo da pele;
  • Perda de apetite;
  • Dor;
  • Cão mancando quando a miíase afeta as patas;
  • Perda de peso;
  • Cegueira quando a miíase afeta os olhos.

Mas, atenção! Esses sintomas costumam aparecer quando a doença já está mais desenvolvida. Se você observar lesões na pele do seu pet com um odor muito forte e fétido, procure ajuda imediatamente. O animal demonstra o seu incômodo por meio de lambedura constante na região.

Mesmo nos estágios iniciais, se observamos com atenção, já é possível verificar os ovos das larvas ao redor da ferida. Eles se assemelham a pequenas bolinhas.

Tratamento da miíase

Para tratar a miíase, o primeiro passo é limpar a ferida e raspar toda a pele e o pelo que possuem as bactérias.

Depois, são aplicados produtos que matam as larvas, bichinhos extraídos com uma pinça, uma a uma, e um antibiótico deve ajudar com a infecção.

Como prevenir a miíase em cães

A melhor forma de prevenir a miíase é livrando-se das moscas! Para isso, mantenha a higiene do seu pet em dia e utilize coleiras e sprays anti-moscas.

Você também deve ficar atento a feridas e, caso elas surjam, tratá-las e cobri-las para que nenhuma mosca pouse no local e contamine o seu peludo.

Fique atento aos sinais e, em caso de necessidade, não hesite em procurar ajuda médica.