Miado de gato no cio. Por que eles mudam tanto?

A cópula dos gatos é bem característica por ser marcada por disputas e miados excessivos. As gatas buscam machos conhecidos ou maiores e, para a relação sexual pode ser poligâmica, ou seja, mais de um gato para a mesma fêmea. 

É de se imaginar que há um turbilhão de hormônios nessa época. Por isso, de forma geral, os gatos tendem a apresentar mudanças comportamentais nesse período. Nesse artigo, vamos te mostrar como lidar com gatos no cio e resolver os problemas comportamentais derivados dele. 

Quando o gato entra no cio? 

A característica do cio é referente à fêmea, que pode ter o primeiro cio entre a 8ª e a 10ª semana de vida, idade em que atingem a puberdade. Machos são atraídos pelos hormônios exalados e a cortejam como ato de pedir permissão para iniciar o acasalamento.

O período de cio dos gatos acontece entre o verão e a primavera, dura de cinco a vinte dias de forma natural sem interferência pelo contato com machos porque, no caso de animais de vida livre, o período de cópula pode ser estendido por causa dos estímulos hormonais ocasionados pelo contato com parceiros – que pode ser mais de um no mesmo ato -. 

Nesse período, o tom do miado muda, passa a ser mais alto e agudo, o que pode ser confundido com agressividade por ouvidos menos treinados. É preciso redobrar os cuidados, conferir se as telas não possuem nenhum rasgo porque, é nessa fase do ano, que os felinos passam por mais situação de estresse, uma vez que os gatos domiciliados tentam acessar a rua para entrar em disputa pelas fêmeas e, as gatas, tentam fugir para encontrar um parceiro. 

Dicas para acalmar os gatos no cio

Se estressar por causa dos miados não vai ajudar seu gatinho a se acalmar. Afinal de contas, é uma época complicada tanto para ele quanto para você. Há algumas formas de cuidar do seu amigo para evitar problemas. Veja abaixo: 

  • Mantenha o gato dentro de casa, evite deixar janelas abertas, verifique a integridade das telas e tenha cuidado com as portas. O cheiro dos hormônios de outros animais pode instigar seu peludo a tentar fugir.
  • Mantenha sempre limpa a caixa de areia porque a principal forma que a fêmea tem de expelir hormônios é pela urina.
  • Brinque sempre com o bichano, use varinhas e brinquedos interativos que prendam a atenção dele e o façam relaxar. 

Como fazer para gato no cio parar de miar

Não adianta dar remédios, gritar, brigar… nada disso vai fazer com que seu gato pare de miar quando estiver no cio. Entenda que esse comportamento é involuntário, já que ele está sob efeitos das alterações hormonais. 

A única forma de acabar com os miados por causa do cio é castrar o gato, tanto a fêmea quanto o macho. A cirurgia de castração pode ser realizada quando o bichano atinge a puberdade, contudo, a melhor indicação é conversar com o médico que cuida da saúde dele para saber o melhor momento para operar. 

Nos machos, a cirurgia consiste na retirada dos testículos e, nas fêmeas, do ovário, trompas e útero. Após o procedimento, ainda que haja o estímulo hormonal por outros gatos, seu bichano não vai ter todo terremoto de hormônios a ponto de querer fugir de casa. 

Qual a melhor ração para gato castrado?

Do ponto de vista nutricional, Naturalis é um alimento super premium completo para gatos castrados. Disponível nos sabores Peru & Frango e Salmão & Frutas, Naturalis é livre de corantes e conservantes artificiais e feita com proteínas de alta qualidade, cereais integrais, extrato de espinafre, cenoura e polpa de beterraba que oferecem um sabor diferenciado e agradam o paladar exigente dos gatinhos. 

Os antioxidantes naturais auxiliam na manutenção das defesas do organismo, e colaboram para uma vida longa e saudável porque fazem a renovação celular. Com foco no peso dos castrados, Naturalis conta com calorias reduzidas e L-Carnitina – componente natural que auxilia na queima da gordura – para que os gatos mantenham a boa forma. 

O extrato de Yucca é ideal para animais que vivem em ambiente interno porque estimula o intestino a formar fezes mais firmes, com menor volume e odor. E, com foco na saúde do trato urinário, os minerais da composição de Naturalis foram determinados com precisão para que o pH da urina se mantenha neutro e que cálculos e pedras no aparelho urogenital. 

Se você gostou de saber um pouquinho sobre o gio dos bichanos, no nosso blog tem muito mais dicas e informações sobre bem-estar, nutrição e comportamento de cães e gatos. Acompanhe as redes sociais de Naturalis para novidades!