Meu cão não quer comer, e agora?

Você chega em casa depois de um dia de trabalho e seu amigo de quatro patas nega o alimento no horário que costuma comer todos os dias. Você estranha e tenta mais algumas vezes, sem sucesso. O peludo pode estar mais quieto ou mais agressivo e você não entende muito bem, mas ele vai ficando mais apático e isso se repete por dois dias. Mas, por que o cachorro não quer comer?

Assim como nós, os cães podem ficar com mais apetite em uns dias e menos, em outros. Uma repentina ou contínua falta de apetite, todavia, pode ser um sinal de alerta. O apetite é o sinal que o estômago emite para o cérebro indicando que é necessário comer e, logo, obter nutrientes necessários para o funcionamento do organismo.

Existem diferentes razões que podem afetar o comportamento alimentar do seu cachorro mas, para ir direto ao ponto, é importante conhecer a alimentação, o comportamento e o apetite diário dele. Assim, o tutor vai ser capaz de explicar para o médico-veterinário onde e como a mudança começou, para que o profissional possa investigar e buscar um tratamento mais assertivo para a falta de apetite do seu filho peludo. 

Mudanças comportamentais 

Se o cãozinho não teve mudanças na dieta, você mantém os horários e a quantidade da oferta de alimentos e, mesmo assim, ele não demonstra interesse, repare nos sinais comportamentais dele e do ambiente. 

Houve alguma mudança na família? Por exemplo, vocês se mudaram ou chegou um animal ou um membro novo? Alguma situação estressante aconteceu? Animais são sensíveis ao comportamento dos tutores e qualquer alteração brusca da rotina familiar pode ocasionar a perda de apetite no seu pet.

Além disso, cada cachorro possui uma relação diferente com a alimentação. Os que se exercitam mais tendem a ter mais apetite após o passeio. Algumas raças possuem apetite mais seletivo – como os Chihuahua, Yorkshire e Poodle. 

As mudanças de temperatura também podem ocasionar alteração no apetite. No verão, os cães costumam sentir menos fome do que nas estações mais frias, por exemplo.

Verminoses 

Algumas doenças parasitárias, como a giárdia e os ascarídeos, são responsáveis por causar uma série de lesões e inflamações nas paredes dos tratos gastrointestinais. Em casos mais graves, as contaminações por giardia podem gerar diarreia com muco derivado justamente dessa inflamação no intestino do cachorro. 

Esse tipo de condição pode fazer com que o animal se sinta nauseado e perca a fome. Ou seja, é necessário manter a vermifugação em dia. Atenção maior àqueles peludos que frequentam parques, bebem água da bica e fazem passeios com frequência – esses possuem mais chances de serem contaminados com parasitas intestinais. 

Dor

Por vezes, a falta de apetite do peludo é sinal de dor. Se a dor for no ato de mastigar ou na região abdominal, o animal pode recusar se alimentar para evitar qualquer contração muscular que aumente os estímulos dolorosos. 

Se o cachorro é idoso e de raças maiores, pode estar se alimentando menos porque sente dor ou dificuldade na hora de se curvar para comer.

A dor pode fazer com que o peludo se esquive de atividades básicas, como andar, brincar ou correr. Fique atento, porque um cachorro apatia não é um bom sinal.

Quando procurar o veterinário? 

A partir do momento que o seu amigo recusa o alimento e não quer nem beber água, a recomendação é procurar ajuda profissional. Pode ser que o médico faça exames laboratoriais – como fezes, urina e sangue – para descobrir a origem da falta de apetite.

Lembre-se de relatar tudo o que aconteceu desde que o cão parou de comer. Fotografe as fezes, principalmente se estiverem fora da normalidade, e note também se há algo diferente no cheiro da urina – como o odor mais ácido, parecido com amônia, ou muito diluída. Esses detalhes são importantes para que o médico tenha mais assertividade ao buscar uma terapia enquanto os exames não ficam prontos.

O acompanhamento de um médico-veterinário de confiança e uma boa nutrição são pilares essenciais para que o cão tenha uma vida boa, longa e saudável ao seu lado. 

Nosso blog sempre tem textos novos sobre comportamento, saúde e bem-estar de cães e gatos. Fique por dentro, siga a Naturalis nas redes sociais e saiba mais sobre os lançamentos e novidades.