Linguagem corporal do gato: 5 expressões felinas

Gatos são animais muito misteriosos e adaptáveis, não à toa dominam cerca de 27% dos lares brasileiros segundo censo do Instituto Pet Brasil, divulgado em julho de 2022. 

Se você é gateiro de primeira viagem ou curioso em relação ao seu amigo, este artigo foi escrito para você! Vamos elencar as manias e as expressões comportamentais e físicas que demonstram de forma bem nítida como os bichanos se sentem em relação à família e ao ambiente que estão inseridos.

Segue até o final e conheça mais sobre algumas expressões felinas:

Gato que dorme de patas juntinhas sem apoiar a cabeça

Ao dormir de patas juntas, rentes ao corpo, e com as orelhas para o alto, seu gato quer demonstrar que está atento ao ambiente e, mesmo que os olhos estejam fechados, pode se levantar rapidamente se sentir que precisa. 

Mas está tudo bem! Ainda que ele possa estar desconfiado nesse momento, isso não quer dizer que não se sinta bem em casa. Lembre-se que gatos são animais caçadores por instinto e, estar atento ao que se passa é algo do seu cotidiano. 

Gato dormindo com as patas para o lado 

Se o seu gatinho está dormindo com as patinhas viradas para o lado, completamente relaxado e sem se importar com nada que se passa ao redor, significa que confia tanto no ambiente que pode dormir plenamente sem se importar com os predadores – que existem na cabeça dele por causa de seus antepassados evolutivos -. 

Mas, além de confiar nos tutores e na família, o bichano pode também ter brincado tanto a ponto de estar esgotado tanto física quanto mentalmente. Isso é ótimo,  já que esses animais possuem muita energia para gastar. 

Você pode ajudar nessa missão de “cansar o gato”. Uma boa ideia é utilizar materiais de verticalização, como tocas, pontes, esconderijos e camas que ficam fixadas como prateleiras. Tudo isso pode ser usado como escalada para que os felinos brinquem por muito tempo.  

Gato de barriga para cima 

Quando um gato deita de barriga para cima, demonstra relaxamento, confiança e conforto no ambiente. Aproveite para registrar em fotos essa fofura, afinal, foto de gato nunca é demais! 

Você também pode estimular o seu bichano a ficar nesta posição, como ao brincar com aquelas varinhas coloridas. Nessa brincadeira interativa, eles tentam pegar o objeto a todo custo, inclusive deitando no chão enquanto o tutor faz movimentos com a varinha. 

Lembre-se de que esse brinquedo é só para a interação com a presença de um humano – se o gato brincar sozinho com o fio, pode se machucar. 

Gato se lambendo 

Por serem extremamente limpos, os gatos usam a própria saliva para fazer a higiene corporal, e isso pode demorar longas horas do dia. Então, não estranhe se encontrar o seu gato em posições nada confortáveis se lambendo como se nada mais importasse no mundo. Para ele, neste momento, não importa mesmo. 

Você, tutor, só precisa se comprometer a fazer a escovação diária. Isso porque, durante o ato de se lamber, os felinos ingerem uma quantidade significativa de pelos que podem se acumular no estômago e gerar bolas que precisam ser removidas cirurgicamente.

A escovação ajuda muito a evitar o acúmulo de pelos soltos e, logo, previne a ingestão e consequente formação dessas bolas. Quando o tutor oferece alimentos com boa quantidade de fibras, também colabora com a digestibilidade e evita a formação das bolas de pelo. 

Gato mordendo do nada 

Muitos tutores relatam esse tipo de comportamento durante os momentos de afeto. Acontece que os gatos são seres semi-sociais e não muito fãs de contato físico, inclusive com outros animais da mesma espécie.

Avalie se o seu comportamento não está sendo invasivo ao espaço do bichano como, por exemplo, carícias por tempo muito longo ou com intensidade exacerbada. 

Se o hábito de morder parecer mais complexo, procure por uma especialista em comportamento felino.

No final das contas vai ficar tudo bem! Gatos são animais excepcionais e, com certeza, vocês vão se adaptar um ao outro. Busque manter as consultas de rotina, as vacinas e o acompanhamento médico em dia.

Como saber se o gato gosta da ração?

Diferente dos cães que pulam e latem logo que veem você pegando o pacote de Naturalis, os gatos são mais reservados. Para saber se o seu felino gosta da ração para gatos que você escolheu, basta olhar o potinho dele e perceber que não resta nenhum grãozinho. 

Oferecer uma alimentação natural para seu bichano é um cuidado a mais que fará toda a diferença na vida do animal, contribuindo para dar mais bem-estar e felicidade aos felinos.

Saiba que é importante você retribuir alguns comportamentos dos gatos que expressam felicidade, pois se sentirão amados e protegidos. Apesar de não entenderem nossa comunicação verbal, os gatos captam nossas expressões, tom de voz e postura.

E então, conseguiu identificar algum comportamento do seu gato? Eles são incríveis, não é mesmo?

O blog da Naturalis é cheio de informações sobre saúde, bem-estar, comportamento e alimentação para os bichanos. Acompanhe aqui e siga nas redes sociais para ficar por dentro dos lançamentos e novidades!