Letargia em cães

De repente, seu amigo de quatro patas já não tem mais vontade de brincar, correr e nem sair pra passear e você acha normal, afinal, ele já está com uma certa idade. Mas fica sempre aquela dúvida: quando devemos nos preocupar com a letargia em cães

Conheça alguns quadros deste sintoma e o que ele pode indicar nos animais.

O que é letargia?

Muitas vezes confundida com as mudanças de comportamento do cão idoso, a letargia é a ausência de ânimo e excesso de preguiça do pet, e também está associada à dificuldade em assimilar ou responder a sensações e à intolerância ao exercício.

É bastante fácil de perceber o problema quando a letargia afeta um cão mais novo e de maneira drástica. De uma hora para a outra, o seu amigo, que estava sempre pedindo para brincar, fica desanimado e não quer saber de passear.

Nesses casos, ela pode indicar alguns problemas de saúde, e é indicado buscar a ajuda de um médico veterinário que possa diagnosticar o quadro do seu amigo de quatro patas.

O que ela pode indicar no seu cão?

Há muitas doenças que apresentam a letargia como um de seus sintomas. Caso apresente essa mudança de comportamento, seu pet pode estar acometido por:

  • Infecção;
  • Parasita;
  • Efeito colateral de medicamento;
  • Envenenamento.

A única pessoa que pode diagnosticar o seu amigo caso ele esteja com alguma doença é um profissional, um médico veterinário, que realizará exames para saber exatamente o que está acontecendo com o cão. 

O que fazer?

Espere alguns dias e observe seu peludo. Confira se a letargia é algo temporário ou se ela está durando mais que alguns dias. Considere ainda se ela pode estar relacionada a alguma mudança repentina do clima, mudança de casa, ingestão de um novo medicamento ou algum outro fator externo.

Também é importante reparar se ela está acompanhada de algum outro sintoma, como vômito, choro, diarreia ou fraqueza muscular, já que isso pode ser um sinal mais claro de que algo está errado com o seu pet. Se esse for o caso, corra para um veterinário!

Como agir após o diagnóstico?

Após o diagnóstico do profissional, é importante seguir as recomendações e o tratamento indicados. Pergunte a ele sobre a condição do seu pet e como realizar atividades físicas, como brincar e passear, com segurança.

Lembre-se ainda que a letargia geralmente está associada à perda de apetite e, assim, o ganho de peso não costuma ser a maior das preocupações para a saúde do seu pet no momento.

Agora que você sabe o que é letargia e como ela está associada ao bem-estar do seu cão, fique de olhos abertos e, caso necessário, procure por um profissional.