Lágrima ácida no cachorro: como identificar?

Você olha para o seu cão, ele olha para você… De repente, você percebe uma mancha escura, localizada bem abaixo dos olhos do pet. Sabia que pode ser lágrima ácida?

Não há com o que se preocupar: ela não causa desconforto para o animal, mas é importante investigar a sua causa e garantir a saúde e o bem estar do seu amigo de quatro patas. Conheça mais sobre esse problema a seguir.

O que é lágrima ácida?

Também conhecida como cromodacriorreia, a “lágrima ácida” é um problema de saúde em que o duto lacrimal do pet não é capaz de absorver a lágrima produzida pelo animal. Isso faz com que a secreção escorra e cause manchas escuras e úmidas abaixo dos olhos do cão.

Mas fique tranquilo! Apesar do nome, a lágrima ácida não é ácida, e sim, neutra, no pH próprio da região onde está localizada.

Principais sintomas da lágrima ácida

A lágrima ácida é bastante curiosa, não é mesmo? Quer entender se o seu amigo de quatro patas possui esse sintoma? Procure nele sinais como:

  • Obstrução do canal da lágrima;
  • Traumas ou alterações no canal ou nas pálpebras;
  • Infecção nos olhos;
  • Excesso na produção de lágrima e falta de absorção da mesma;
  • Excesso de pelos na região, pode causar irritação;
  • Tártaro nos dentes;
  • Doenças congênitas.

Na dúvida, é importante marcar uma consulta em um médico veterinário, que saberá identificar o problema e oferecer o melhor tratamento.

Possíveis causas

Em geral, o aparecimento dessas manchas acontece por fatores genéticos, especialmente em raças como Poodle, Maltês, Bulldog Inglês, Spitz Alemão, Lhasa Apso, e Shih Tzu. 

Alguns fatores externos também podem colaborar para isso, como traumas, infecções, doenças congênitas ou até mesmo uma infecção nos dentes que afete indiretamente o complexo ocular. 

Tratamentos para lágrima ácida

A boa notícia é que é perfeitamente possível evitar com a lágrima ácida, desde que o pet não tenha nenhum problema físico. Para isso, é importante manter a região dos olhos sempre limpa e seca

A limpeza pode ser diária, com um pano bem limpo, lenço de papel ou gaze, massageando o canto dos olhos. Os pelos do rosto também devem estar sempre bem aparados.

Se o seu pet já possui a lágrima ácida, o mais recomendado é procurar ajuda médica para entender as causas dela e, assim, tratar o problema pela raíz. Pode ser que o peludo tenha o sintoma resolvido apenas com a limpeza diária ou que precise de antibióticos.

Pronto! Agora que você conhece as possíveis causas e sabe como prevenir a lágrima ácida, é hora de cuidar muito bem do seu pet e evitar o problema.