Husky Siberiano falando? Veja como isso é possível

Você deve ter visto por aí: a internet está cheia de vídeos do cachorro da raça Husky Siberiano falando. Pode ser em português, inglês ou até italiano, pode parecer palavras de verdade ou apenas sons avulsos e desconexos. 

O que não podemos negar é que os vídeos são bastante divertidos, e muitas vezes parecem verdadeiras conversas, em que o tutor fala alguma coisa e o cão responde “falando”. Mas por que será que isso acontece?

Vocalização

Acredite se quiser, o Husky Siberiano não fala de verdade! O que acontece é que a raça tem uma ampla gama de vocalização. Isso significa que eles podem fazer os seus latidos parecerem palavras e, assim, imitar os humanos.

Confira como o Husky Siberiano pode “falar” com os seus donos e como a situação pode ser divertida com o vídeo do canal Meeta The Husky:

A história fica ainda mais engraçada quando os tutores participam e tudo parece uma grande conversa, já que os pets se divertem com a reação dos humanos.

O curioso é que muitas vezes essa “fala” pode tornar-se um uivo, já que a raça guarda muitas semelhanças com seus ancestrais, os lobos. Dá pra perceber, não é mesmo?

O que a “fala” significa?

Dor, alegria, curiosidade ou frustração, a fala do Husky Siberiano pode estar relacionada a muitas situações. Para entender o seu amigo de quatro patas, é preciso estar atento a ele e observar outros sinais.

Além de ser uma forma de comunicação, essa “fala” pode ser uma resposta a outros sons, como sino ou música.

Alguns estudos indicam ainda que a vocalização aparece em níveis mais altos de estresse, e pode ser até uma reação ao medo.

Mas por que os Huskies “falam”?

Um estudo de 2023, da Universidade Eötvös Loránd (ELTE) em Budapeste, na Hungria, investigou a relação dos cães ao uivo, e concluiu que raças mais próximas de seus antepassados, os lobos, tendem a reagir mais a esse som. É o caso do Husky Siberiano, e por isso seu poder de vocalização maior.

Está explicado porque cães com maior histórico de domesticação raramente uivam, mesmo que consigam. Devido ao ambiente social alterado, eles são propensos a latir mais.

O Husky Siberiano

Essa raça fofa tem origem no nordeste da Ásia, a Sibéria, o que explica a sua espessa pelagem, que protege o animal das temperaturas negativas do inverno. Talvez por esse motivo que ele não seja tão popular no Brasil, país de clima tropical.

Eles são bastante parecidos com os lobos selvagens, mas possuem um temperamento dócil e adoram companhia, apesar de serem bastante independentes.

Também são bastante ativos! Portanto, se optar por essa raça para cuidar, proporcione muitos exercícios físicos como brincadeiras e passear com o cachorro, além de providenciar temperaturas adequadas ao animal.

Gostou de saber do poder de vocalização do Husky Siberiano? Nós também amamos esse animal por aqui!