Gatos podem beber leite?
Aquelas cenas de desenhos animados em que gatos bebem potinhos de leite entraram no imaginário coletivo como uma ação de cuidado com os felinos. Mas, na realidade, não é bom oferecer leite para os gatos.
Acontece que, assim como outros mamíferos, o leite materno é o melhor a ser oferecido – principalmente nos primeiros meses de vida. Mas, com o crescimento do peludo, o corpo passa a ter dificuldade de digerir as enzimas da bebida, ainda mais se for leite de outra origem que não a felina.
Leite faz mal ao gato?
Os gatos, assim como outros mamíferos, possuem a capacidade de digerir o leite quando são filhotes e ainda estão amamentando. Isso porque durante essa etapa da vida, os gatinhos possuem uma enzima chamada lactase, que é responsável pela quebra do açúcar presente no leite, a lactose. No entanto, conforme crescem e se tornam adultos, a produção dessa enzima diminui progressivamente, tornando-os intolerantes à lactose.
A intolerância à lactose é uma consequência de quando o organismo não consegue digerir a lactose. Sendo assim, quando um gato adulto consome leite, a lactose não digerida pode causar desconforto gastrointestinal e alguns sintomas como diarreia, vômitos, gases e dor abdominal.
Esses sintomas podem durar algumas horas ou até mesmo dias, dependendo da quantidade de leite ingerida e da sensibilidade do animal. Além disso, a ingestão frequente de leite pode causar problemas de saúde mais graves para os gatos, como obesidade e diabetes. Isso porque o leite é rico em gorduras e açúcares, que são fatores que contribuem para o ganho de peso excessivo e desequilíbrio dos hormônios responsáveis pelo equilíbrio do açúcar no organismo.
Qual leite dar para gato filhote?
Se você está cuidando de um filhote de gato que ainda não come alimento seco, é possível oferecer leite para ele, mas, para isso, o ideal é que haja indicação médica do tipo correto de leite e a frequência da alimentação.
O ideal é oferecer leite materno para os filhotes de gato, pois ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do animal. No entanto, se isso não for possível, existem leites específicos para filhotes de gato disponíveis no mercado, que são formulados para atender às necessidades nutricionais dos bichanos.
Então, lembre que mesmo os leites formulados para filhotes de gato devem ser oferecidos com moderação, pois o excesso de lactose pode causar desconforto gastrointestinal nos peludos.
Além disso, é preciso seguir à risca as orientações do veterinário para que haja a introdução do alimento sólido na dieta do gato à medida que eles vão crescendo. Isso inclui a ração e alimentos úmidos próprios para filhotes de gato como patês e sachês.
Sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Continue navegando pelo blog para saber mais e acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de novidades e lançamentos de Naturalis.