O gato rouco: saiba o que pode ser
Se o barulho do ronronar mudou ou o miado está com tons mais graves, pode ser que seu gato esteja rouco. Existem diversas causas para rouquidão felina, que vão desde infecções respiratórias e alergias até mesmo alterações hormonais.
A rouquidão também pode ser sintoma de doenças mais graves, como tumores na região da garganta ou problemas cardíacos. Você acha que o seu gato está rouco? Leia este artigo e conheça os principais motivos e os sintomas mais comuns:
Infecções respiratórias
Os gatos são mais suscetíveis a problemas respiratórios, principalmente a rinotraqueíte felina. Semelhante à gripe humana, é transmitida por vírus e afeta o trato respiratório superior dos gatos.
Os sintomas incluem espirros, coriza, conjuntivite, febre e rouquidão. A rinotraqueíte felina é altamente contagiosa e pode ser facilmente transmitida de gato para gato através do contato direto ou indireto com secreções nasais e/ou oculares infectadas.
Para que o bichano se recupere totalmente, os médicos adotam tratamentos que incluem uso de antibióticos e anti-inflamatórios, além de repouso e hidratação adequada. A vacina polivalente também é bem eficaz na prevenção desse tipo de infecção.
Alergias
Mudanças bruscas de temperatura, pólen, poeira e ácaro são alérgenos potenciais e também podem deixar o gato rouco. Nesses casos, o tutor deve identificar a causa da crise alérgica e evitar que o animal tenha contato com o agente causador novamente.
Em algumas situações, o médico-veterinário pode prescrever antialérgicos e corticóides que ajudam a aliviar as crises mais severas.
Ingestão de corpos estranhos
Também conhecido como “o gato engoliu algo que não sabemos o que foi”. Afinal, quando o gato ingere algo que machuca ou obstrui as cordas vocais, ele pode ficar rouco.
Nesses casos, o tutor deve levar o animal imediatamente ao veterinário para que o objeto seja removido. Dependendo do tamanho e da localização do objeto, pode ser necessário passar por um procedimento cirúrgico.
Tumores na região da garganta
Se o bichano mexe muito no pescoço ou você já percebeu que há algum crescimento diferente naquela região, pode ser que o peludo esteja com um tumor. Tumores na região da garganta não são incomuns e também podem deixar o gato rouco.
Quando isso acontece, é preciso que o diagnóstico seja feito por um médico capacitado para indicar o melhor tipo de tratamento para a idade e condição física do animal.
Problemas cardíacos
Quando o coração está com dificuldade para oxigenar os órgãos, o gato pode apresentar rouquidão. De forma geral, problemas cardíacos precisam de tratamento indicado pelo cardiologista após análise de exames. A depender do resultado, a terapia pode incluir medicamentos para controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca.
Quais são os sintomas da rouquidão em gatos?
Junto com a rouquidão, podem surgir sinais clínicos como:
- Dificuldade para miar;
- Tosse e espirros;
- Falta de ar, com a língua aparentemente roxa pela baixa oxigenação.
Por isso, é importante que o tutor observe atentamente o comportamento do animal, pois a rouquidão é um sinal de alerta para algum problema de saúde.
Se o gato está rouco, é fundamental que o tutor leve o animal ao veterinário para que o diagnóstico seja preciso e um tratamento adequado seja indicado..
Sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Continue navegando pelo blog para saber mais e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e lançamentos de Naturalis.