Gato recém-nascido em casa, e agora?

Primeiro, respire! A chegada de um filhote – seja abandonado ou porque você achou que aquela bolinha de pêlos é perfeita para sua família – requer uma preparação da casa e dos tutores.

Vamos te ajudar com algumas dicas para que os primeiros dias do recém-nascido sejam os mais tranquilos possíveis. Com um pouco de disciplina e atenção, você poderá curtir com alegria cada conquista do seu bichano. 

Alimentação do gato recém-nascido: pode dar leite? 

Leite de vaca não é indicado. Esse tipo de leite tem pouco índice de energia e não cobre os requisitos de cálcio, gordura e proteína de um recém-nascido. O melhor a fazer é adotar fórmulas prontas que são vendidas em pet-shops. Elas possuem formulação para cada etapa de vida do novo membro da sua família. 

  • No começo, os filhotes precisam comer a cada 2 ou 4 horas, incluindo de madrugada. Essa frequência reduz depois de um tempo, o ideal é checar com o médico-veterinário o que fazer.  
  • Existem mamadeiras específicas para filhotes. Não aperte nunca a mamadeira, porque o gatinho pode não ter desenvolvido ainda o instinto de sugar. Além disso, seus estômagos são pequenininhos. 
  • Na hora da alimentação, posicione o gatinho de barriga para baixo e com a cabeça levantada. Deixe a mamadeira no horizontal e aproxime o bico do objeto na boca do animal – espere que ele comece a se alimentar. 

Como cuidar de um gato recém-nascido?

O primeiro cuidado que você deve ter ao cuidar de um gatinho recém-nascido é mantê-lo aquecido. Até o primeiro mês de vida, esses animais não conseguem controlar a própria temperatura. Vale usar cobertores, mantas, paninhos e toalhas. Faça um ninho com o que você tem em casa e deixe o gato confortável e quentinho. 

Caso esse filhote seja muito pequeno mesmo, aqueça uma bolsa de água – com cuidado para não queimar o animal – e coloque embaixo das cobertas. Além de ajudar a manter a temperatura do gatinho, a temperatura da água ajuda o animal a relaxar, porque o calor lembra o contato corporal que tinha com a mãe e a ninhada. 

Você também pode colocar pelúcias na cama, para ele se sentir aninhado. E, claro, sempre que possível mantenha seu gatinho por perto. É importante desenvolver a socialização e o afeto do animalzinho com os membros da família. Isso gera vínculos emocionais e o faz se sentir parte da casa.  

Higiene do gato recém-nascido

Filhotes não precisam usar fraldas como os bebês humanos, mas é preciso ensinar como eles devem fazer as necessidades. Nem é tão difícil porque, por instinto, buscarão a caixa de areia. Quando o bichinho terminar, limpe com o lenço umedecido e pronto! 

Caso você perceba que o gatinho está com dificuldade de fazer cocô, umedeça um algodão ou gaze e massageie a barriguinha dele. Esse processo pode ser repetido após todas as refeições. Se você é pai ou tio de humanos, é só pensar que a lógica é a mesma!

Qual ração escolher para um gato recém-nascido?

Opte sempre por alimentações específicas para a espécie e idade. A formulação precisa suprir a necessidade nutricional do animal de acordo com a etapa de formação que está. Por exemplo, as formulações para filhotes são ricas em proteínas de qualidade para promover o desenvolvimento do gatinho. 

Também é comum que tenham suplementação de cálcio e ferro, que estimulam o  desenvolvimento ósseo, além de vitaminas e minerais, que colaboram para o felino crescer forte e saudável.

A Naturalis Filhote foi desenvolvida especialmente para os pequenos. Com proteínas selecionadas, além de grãos, extrato de espinafre, cenoura e polpa de beterraba, oferece um sabor diferenciado ao paladar e proporciona mais energia e vitalidade aos bichanos.

Estímulos ao gato recém-nascido

Ainda pequenos e muito fofos, o gatinho vai dormir muito nos primeiros meses de vida, mas isso não significa que os brinquedos são dispensáveis. 

Separe um espaço com brinquedos que estimulem a caça e a mordedura, como aqueles ratinhos coloridos e arranhadores. Assim, pode ser que você evite estragos nos móveis, porque logo as unhas e os dentes vão crescer e o seu bichano vai buscar maneiras para coçar as gengivas e afiar as garras.

Segurança do filhote: proteja as janelas

Mesmo que o filhote ainda não escale, pule ou seja muito espoleta, as telas o protegem de escapadas ou quedas, independente da altura. 

Para quem mora em apartamento é até um pouco mais fácil, pois existem telas que podem proteger seu amigo das grandes alturas, até mesmo nas sacadas e varandas. Contudo, quem tem quintal também precisa telar as janelas ou desenvolver um gatil externo. 

Deixar o bichano preso dentro de casa com tudo fechado, principalmente no verão brasileiro, pode levá-lo a hipertermia – dependendo de quantos graus os termômetros baterem. 

O que acontece durante as fases de vida de um gato recém-nascido 

  • 0 a 4 dias – Os gatinhos nascem sem ouvir e com os olhos fechados, ainda mantém o cordão umbilical, que vai cicatrizar em seguida.
  • 5 e 6 dias – Os olhos ainda não estão abertos. Seus movimentos são curtos, lentos e o cordão umbilical já não existe mais. 
  • Antes dos 9 dias eles começam a ouvir. 
  • Entre 9 e 12 dias, os olhos se abrem, mas eles ainda têm dificuldade de enxergar. 
  • Entre 7 e 14 dias começam a se movimentar melhor, mas ainda não é um caminhar. 
  • A partir de 3 semanas a dentição começa a aparecer. 

Procure um médico-veterinário assim que possível para que ele instrua sobre o calendário de vacinação, vermifugação e a importância da castração para seu filhote, quando chegar a hora. 

Agora que você entendeu como cuidar de um filhote recém-nascido de gato, compartilhe esse artigo com seus amigos e siga a Naturalis nas redes sociais. 

http://journal.unoeste.br/suplementos/agrariae/vol13nr2/NUTRI%C3%87%C3%83O%20DE%20C%C3%83ES%20E%20GATOS%20EM%20SUAS%20DIFERENTES%20FASES%20DE%20VIDA.pdf

https://www.pubvet.com.br/artigo/7683/manejo-nutricional-de-catildees-e-gatos-e-as-tendecircncias-no-mercado-pet-food-revisatildeo