Cinco sinais de que seu gato precisa de atendimento médico
Os gatos são animais incríveis e cheios de personalidade, mas como qualquer ser vivo, eles também podem ficar doentes ou precisar de cuidados extras. Como tutor de um felino, é importante estar atento aos sinais que indicam que seu gato precisa de atendimento médico.
Pensando nisso, preparamos um mini-guia com cinco sinais que podem indicar que há necessidade de levar seu bichano ao veterinário. Então, fique atento a esses sinais para garantir a saúde e o bem-estar do seu gatinho. Veja abaixo:
Alterações no apetite
Parou de ouvir o som da patinha balançando o potinho ou reparou que ele tem feito isso com menos frequência? É o momento de acender o sinal de alerta. Isso porque esse comportamento indica que algo está errado porque ele pode estar com dor, nauseado ou machucado.
Quando relacionado a situações de náusea, os sinais como vômitos e diarreia são indicativos de questões gastrointestinais e também precisam de atenção porque o gato pode entrar em estágio de desidratação muito rápido.
Mudanças no comportamento
Os gatos têm personalidades únicas, mas se você notar mudanças significativas no comportamento do seu felino, como letargia, agressividade ou apatia, isso indica que algo precisa ser feito.
Além disso, se o seu gato começar a se esconder mais do que o normal ou parar de interagir com você, pode ser que ele esteja com dores ou, até mesmo, se sentindo fraco e desanimado. Por isso, leve-o ao atendimento médico.
Problemas respiratórios
Em caso de sinais clínicos respiratórios, como espirros frequentes, tosse ou respiração ofegante, é preciso que o veterinário avalie se há possibilidade de rinotraqueíte ou outras doenças que envolvam o sistema respiratório.
Isso porque esses sintomas indicam infecções respiratórias ou outras doenças graves – até mesmo a FIV, que é a AIDS Felina – e precisam de tratamento urgente.
Problemas urinários
Viu o gato indo várias vezes à caixinha de areia e não encontrou muito xixi ou viu sangue por ali? Problemas urinários podem envolver infecções, cálculos renais ou até mesmo obstruções na uretra. É importante levar seu gato ao veterinário imediatamente se você notar esses sinais porque a depender da gravidade, há risco de rompimento da bexiga e infecção generalizada.
Mudanças na aparência física
Se você notar mudanças na aparência física do seu gato, como perda de peso repentina, pelagem sem brilho ou feridas na pele, isso indica que ele não está bem. Gatos se lambem para manter a própria higiene e retirar o excesso de pelos mortos.
Por isso, esse tipo de desleixo é um sinal claro de que é preciso ter atenção e levar o gato ao veterinário. Além disso, se o seu gato apresentar inchaço em qualquer parte do corpo, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente porque isso tem a ver com inchaço de linfonodos ou, até mesmo, nódulos.
Sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Continue navegando pelo blog para saber mais e acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de novidades e lançamentos de Naturalis.