Gato precisa beber água: veja a importância da hidratação
É de conhecimento popular – principalmente entre os gateiros – que os felinos não são muito fãs de beber água. Isso acontece porque nossos gatinhos são descendentes dos grandes felinos desérticos. No entanto, ainda que seu bichano seja um pequeno tigre – que arranha você e os móveis –, ele precisa de hidratação para evitar complicações nos órgãos vitais do corpo.
A água, além de ser o componente em maior abundância no organismo, é necessária para que o sangue circule plenamente entre os órgãos e para a manutenção do funcionamento renal.
Existe uma quantidade de água ideal para cada animal, principalmente após o procedimento de castração. Então, se você tem um bichano em casa, este artigo vai te ajudar com as informações necessárias para que seu peludo esteja sempre hidratado, mesmo que precise de um estímulo para curtir o bebedouro.
A hidratação dos gatos
Cuidar da hidratação do gato é mais do que deixar uma tigela de água abandonada ao lado do pote de ração. Para compreender o hábito dos bichanos, é bom voltar um pouco na história e conhecer os comportamento dos ancestrais felinos. Eles viviam em ambientes desérticos e, por terem pouca água disponível, se hidratavam quando encontravam água corrente, sempre limpa e fresca.
Por isso, não é raro ver um gatinho tentando aproveitar as gotas de água de uma torneira mal-fechada. Isso não quer dizer que esteja faltando água no pote – muito pelo contrário. Na maioria das vezes, eles têm a quantidade disponível, mas preferem a fresca.
Sendo assim, é importante que o tutor tenha o cuidado de deixar água fresca e limpa disponível ou adquira fontes para gatos – são fáceis de limpar e você ainda pode colocar apenas água filtrada e prevenir parasitas como a giardia.
Para facilitar ainda mais o acesso do gato à água, outra dica é espalhar bebedouros pela casa. Não existe uma quantidade certa de tigelas de água, mas o ideal é que tenha uma para cada cômodo frequentado pelo animal e que a troca da água seja feita, pelo menos, uma vez por dia em períodos mais frios e duas vezes em períodos mais quentes.
Gato que bebe pouca água, o que acontece?
Certo, você já entendeu a importância da água para os gatos mas sempre questiona o que acontece se um gato bebe pouca água, não é?
Bom, o principal órgão afetado pela falta de água no corpo são os rins – que filtram o sangue e fazem o equilíbrio do ph sanguíneo entre alcalino e ácido.
Elencamos algumas doenças ocasionadas pela pouca ingestão de água:
Cálculos renais – popularmente conhecidos como “pedras nos rins” são formados a partir de sedimentos que permanecem nos rins por causa da concentração de urina derivada dessa falta de hidratação. A composição deles varia de acordo com o ph do sangue e algumas raças possuem predisposição, como os Persas, por exemplo.
Obstrução na uretra – acomete muito os gatos machos que, pela presença de cristais ou cálculos na uretra, não conseguem urinar e podem chegar a óbito se não houver intervenção médica. Pode ser uma situação crônica, ou seja, acontecer repetidas vezes ao longo da vida do gato – potencialmente naqueles propensos a desenvolver a condição.
Doença renal crônica felina – é uma condição degenerativa e irreversível que, na maior parte dos casos, costuma ser descoberta quando está avançada – antes disso é assintomática. Quando o animal desenvolve essa doença, o médico-veterinário faz o tratamento de suporte, que permite que o gato possa viver bem.
Quantidade ideal de água por dia para gatos
A quantidade de água que o gato deve beber diariamente para manter o organismo funcionando bem depende do estado de saúde do bichinho, peso e época do ano. Em dias mais quentes, o consumo deve ser maior.
O ideal é que o felino consuma cerca de 50 mL de água para cada quilo e isso pode variar de um dia para o outro. O que deve preocupar o tutor são os comportamentos extremos – se o gato estiver consumindo água de forma exagerada ou se você notar que ele parou de procurar água.
A alimentação é outro fator que influencia na quantidade ideal de água para os gatos – aqueles que consomem ração sólida precisam de mais líquido se comparados com os que recebem ração úmida.
Procure o médico-veterinário responsável pelo seu bichano e pergunte sobre a quantidade de patê a ser oferecidos diariamente na dieta do gato.
Como fazer o gato beber água
Quase como uma missão impossível, fazer os gatos beberem água requer um pouco de criatividade e disposição.
Por isso, vale buscar fontes de água corrente e alguns outros truques para garantir a saúde do seu gato, como espalhar potes de água pela casa toda, investir em ração úmida, e diversificar formatos de tigelas (até que você perceba qual o modelo favorito dele).
O que vale é o bichano se hidratar!
O blog da Naturalis é cheio de informações sobre saúde, nutrição e bem-estar animal! Siga nossas redes sociais e fique por dentro das atualizações, novidades e lançamentos!