Gato dormindo muito: quando não é normal?
Ver o gato dormindo muito pode chamar a atenção, principalmente se seu felino é daqueles espoletas que vivem de um lado para o outro na casa. Mas existem algumas explicações para esse comportamento não habitual.
Para ajudar você a entender e conhecer melhor seu amigo, explicaremos o que pode causar esse sono excessivo.
Gato filhote dormindo muito
Primeiramente, é importante levar em consideração a idade de seu companheiro. Pois existem diferenças entre o comportamento de um gato adulto e de um filhote. Quando falamos dos pequenos, é mais natural que note seu gatinho dormindo muito.
Estima-se que um gato recém-nascido possa dormir mais de 90% do dia, ele só vai acordar para comer e beber água ou mamar.
Mas, aproximadamente em torno de quatro semanas, ele passará a dormir por volta de 60% do dia, o que é quase o que um gato adulto dorme.
Quantas horas um gato filhote dorme por dia
Pode parecer que os gatos adultos dormem muito, mas, acredite, os gatos filhotes dormem ainda mais.
Se você tem um recém-nascido em casa, saiba que ele pode dormir entre 14 e 18 horas diárias, período considerado normal no início da vida.
Portanto, não fique preocupado! É completamente que gatos filhotes durmam muito e tenham muita energia para gastar quando estão acordados. Se o peludo dormir mais que esse período, é melhor procurar ajuda médica.
Por que os gatos dormem tanto?
Uma explicação para esse hábito vem de seus ancestrais, que viviam na natureza. Os felinos têm uma grande habilidade quando se trata de caça, e por isso não era muito difícil conseguir alimentos para a sobrevivência. Portanto, eles garantiam muito tempo livre — que acabava sendo investido no descanso.
Vale ressaltar que o ambiente de descanso do seu gatinho também é muito importante quando notamos diferenças na rotina dele. Isso porque excesso de calor e locais muito fechados podem fazer com que o gato se sinta mais cansado, propiciando sonos longos.
Se você mora em um local muito quente, procure caminhas frescas para o seu gato adulto. Mas os filhotes de gato precisam de um lugar que retenha seu próprio calor e os mantenha aquecidos.
Quando não é normal gato dormindo muito?
Em algumas situações, o sono prolongado dos felinos pode representar um alerta para algo errado que possa estar acontecendo. Então vamos a alguns pontos:
Gato dormindo muito pode ser dor?
Existem casos em que o gato dormindo muito pode ser dor. Apesar de em algumas situações esse fator causar insônia, em outros casos pode ser motivo de sonos mais longos.
Então como é mais difícil para o animal se comunicar com a gente, ele pode ficar mais quieto e retraído dependendo do tipo de dor que está sentindo.
Fique atento se em casos como este ele apresenta desconforto quando for se mexer e/ou brincar. Se a resposta for sim, vale a pena levá-lo ao veterinário.
Gato dormindo muito pode ser depressão?
Existem diversos fatores que podem causar depressão em gatos. A doença pode ser notada por um comportamento sonolento. Exageradas horas de sono e prostração podem ser sintomas da depressão.
Um dos motivos pode ser a troca de ambiente. Ao mudarmos de casa, ter alguns cuidados com nossos pets fará toda a diferença em sua adaptação ao novo lar. A sua presença nesses primeiros dias também o ajudará a entender que o seu amor e carinho permanecem os mesmos.
Estresse pode fazer o gato dormir mais?
Os gatos são animais propensos ao estresse quando existe alguma variação na rotina. Essa mudança pode ser a convivência entre cão e gato ou até mesmo um novo membro na família. Esse comportamento pode ser percebido por meio do sono, causando dormidas mais longas.
Às vezes, a mudança para uma nova casa também causa instabilidade em seu humor. Deve-se observar se o sono volta ao normal depois de um tempo. Caso contrário, é aconselhável consultar um especialista.
A ração pode ajudar o gato dormindo muito?
Uma alimentação balanceada, assim como para os humanos, é fundamental para os pets. A falta de algum nutriente pode causar danos na qualidade de vida do seu animal de estimação. E o excesso de sono pode ser um efeito dessa escassez.
A falta de elementos importantes pode levar à fadiga e pouco ânimo para as atividades corriqueiras. Quando pensamos em uma dieta para nossos felinos, devemos levar em consideração a qualidade das fontes.
Rações naturais para o gato são uma ótima pedida para ficarmos tranquilos no quesito alimentação saudável. Naturalis possui formulação natural e é um alimento que reúne os principais nutrientes para uma vida equilibrada.