Gato com olho lacrimejando. O que é e como cuidar?
Os gatos são animais muito limpos! Por isso sempre vemos eles se lambendo ou passando a pata no rosto para retirar qualquer sujeira dos olhos. No entanto, o motivo do gato com olho lacrimejando pode ser poeira ou até um pelo. Mas fique de olho caso perceba que isso persiste por alguns dias ou se o olho do gato estiver com alguma alteração anormal. A seguir, vamos saber mais sobre os possíveis problemas nos olhos do felino e como cuidar melhor dele.
Doenças de olho em gato
Algumas doenças de gato podem causar bastante desconforto ao felino e fazer com que ele fique lacrimejando, como:
- Obstrução da glândula lacrimal – Normalmente acontece com os gatos braquicefálicos, aqueles que possuem o rosto achatado, como os Persas.
- Objeto estranho no olho – Caso o tutor não perceba nada de muito diferente, como coloração ou alguma ferida no olho do gato, pode ser apenas um corpo estranho que está causando o incômodo.
- Alergias – Assim como nós, os gatos também podem ter alergia a pó, pólen, ácaros etc. Se você perceber o gato com olhos lacrimejando e espirrando, pode ser que ele esteja com uma crise alérgica.
Se o seu gato estiver com algum desses problemas, é importante levá-lo até um veterinário para que ele possa oferecer o tratamento correto. Porém, se o olho de gato estiver lacrimejando e com secreção amarelada ou esverdeada, pode ser que ele esteja com algum tipo de infecção, como a conjuntivite em gatos. Vamos falar dela a seguir:
Conjuntivite em gatos: como tratar
A conjuntivite em gatos é uma inflamação na mucosa do olho, a membrana que cobre a parte interna das pálpebras. Os sintomas são bem fáceis de detectar, mas não devemos tratar essa doença em gatos na nossa casa, pois medicar o seu amigo sem consultar um especialista poderá piorar a situação.
Existem alguns tipos de conjuntivite que o gato pode contrair, conheça as diferenças entre elas:
- Conjuntivite folicular: A secreção do olho é mais espessa, como um muco. Costuma ocorrer devido a uma alergia ou infecção não tratada no olho.
- Conjuntivite serosa: Essa doença no olho do gato é mais fácil de tratar e os sintomas não são tão intensos. Apesar de inflamada, a membrana ocular fica um pouco rosa e as lágrimas são líquidas e transparentes. Esse tipo de conjuntivite pode ser o início de uma doença respiratória, sendo causada por exposição do gato a temperaturas frias, poeira, alergia etc.
- Conjuntivite bacteriana: Essa é a mais difícil de tratar, já que é uma complicação da conjuntivite serosa que contraiu uma bactéria e se agravou. A secreção ocular é muito espessa, formando muco e crostas na pálpebra do gato, a ponto de dificultar a abertura do olho do animal. Caso a doença ocorra nos dois olhos, pode ser que o gato doente esteja com algum vírus e um possível problema respiratório poderá surgir.
Independentemente do tipo de doença, os sintomas se parecem: coceira, irritação nos olhos, lacrimejar, inchaço e, em casos mais graves, chega até a causar a opacidade da córnea ou a mudança da cor e forma da íris. É sempre importante procurar um veterinário para identificar o problema depressa e tratá-lo rapidamente. Lembrando que a conjuntivite pode ser a causa de uma doença mais grave, por isso o animal nunca deve ser medicado em casa.
Como evitar doença de olho em gatos
As doenças oculares, como a conjuntivite felina, podem ocorrer por diversos fatores, como: irritação, vírus, ácaros, poeira, terra ou qualquer outra coisa que possa causar irritação no olho do gato. A imunidade baixa também ajuda a deixar o animal sensível a doenças, por isso é importante manter uma alimentação adequada, composta de nutrientes e minerais balanceados e necessários para deixar a saúde do seu amigo em dia.