Como saber se o gato está com febre
Com um corpo tão quentinho e peludo, pode ser bastante difícil saber se o gato está com febre. Afinal, os bichanos apresentam naturalmente uma temperatura corporal maior que a nossa, e a medição deve ser feita com um termômetro especial, não recomendado para o uso caseiro.
Mas há alguns sinais que podem nos ajudar, já que costumam estar associados à febre e indicar que o animal não está bem. Conheça alguns deles e saiba como proceder nesse caso.
Qual é a temperatura normal de um gato?
Os gatos são naturalmente bem quentinhos! Sua temperatura normal varia entre os 38°C e os 39,5°C. Por isso, mesmo que a temperatura dele pareça elevada, nem sempre há motivo para se preocupar.
A temperatura média do bichano pode ainda variar de acordo com a idade, o nível de atividade e o ambiente de vida. Mas, se ele apresentar uma temperatura acima dos 39,5°C, é melhor ligar o sinal de alerta.
Quais são os sintomas apresentados?
Pode ser difícil medir a temperatura dos pets, especialmente porque o termômetro deve ser utilizado no animal apenas por um veterinário devidamente treinado.
No entanto, os gatos podem apresentar outros sinais junto à febre, como:
- Perda de apetite;
- Apatia;
- Fraqueza;
- Calafrios;
- Isolamento;
- Respiração acelerada;
- Pelos sujos, já que os bichanos podem eventualmente parar de se limpar.
Em casos mais graves, é possível observar ainda:
- Vômito;
- Diarreia;
- Tosse;
- Espirros;
- Inchaços;
- Secreção nos olhos e no nariz.
Dentre as mudanças de comportamento, é possível observar que o gato:
- Isola-se em um canto;
- Para de interagir;
- Recusa brincadeiras;
- Fica desidratado;
- Deixa de se limpar.
Esses sinais não indicam necessariamente febre, mas apontam para o fato de que o animal está com algum problema e deve ser levado a um veterinário o quanto antes.
É recomendado medir a temperatura dos bichanos?
Não.
O instrumento mais seguro para fazer a medição de temperatura dos gatos é o termômetro auricular, colocado na parte interna das orelhas do peludo.
Mas em alguns casos, se o gato estiver com otite, por exemplo, a temperatura das orelhas estará mais elevada, mesmo que o gato não esteja com febre.
Por isso, muitos veterinários afirmam que o medidor retal é mais confiável e preciso. O procedimento de medição por esse aparelho, no entanto, é bastante mais delicado e sensível, e deve ser feito por um profissional.
Na dúvida, se o seu bichinho apresentar um comportamento fora do habitual, é melhor procurar um veterinário.
O que fazer?
É importante lembrar que a febre não é uma doença em si, mas um sintoma de que algo não está bem com o seu pet.
Por isso, é fundamental fazer uma visita ao veterinário, que além de fazer a medição, poderá diagnosticar o problema do gato e receitar o melhor tratamento a ele.
As doenças mais comuns associadas à febre em gatos são as infecções, causadas principalmente pelo Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e o calicivírus, ou piometra e inflamações em órgãos como rins, coração e fígado.
Também são comuns as doenças causadas por protozoários, como toxoplasmose, babesiose, hepatozoonose e leishmaniose.
Agora que você sabe reconhecer se o gato está com febre, é hora de checar os sintomas do seu amigo de quatro patas e, se necessário, correr para o veterinário de confiança!