Elevar ou não o comedouro?
Você já deve ter notado que diversas lojas de produtos pet estão vendendo comedouros mais altos. Em modelos que vão desde os mais simples até aqueles que combinam com decorações mais rebuscadas, os comedouros e bebedouros elevados chegaram para ficar porque não são as cores ou os formatos que importam e sim o conforto e a saúde do seu filho de quatro patas!
Ao acrescentar esse degrau, o tutor faz com que o animal não precise inclinar tanto a cabeça para comer ou beber água, o que faz com que o alimento seja deglutido com mais facilidade e evite engasgos ou refluxos.
Em casos de doenças pré-existentes como cães que possuem o quadro de megaesôfago ou miastenia gravis, doença autoimune em que o animal produz anticorpos que afetam sua transmissão neuromuscular, por exemplo, o comedouro elevado já é uma realidade há bastante tempo. Contudo, o que a medicina-veterinária percebeu é que a elevação dos potes de comida e água são benéficas para a maioria dos casos.
Como escolher o comedouro ideal?
Um comedouro adequado é essencial para proporcionar uma alimentação confortável. Mas também traz outros benefícios ao pet, como a redução do estresse e de danos cumulativos nas articulações do pescoço e da coluna por excesso de esforço. A elevação é essencial desde que não seja exagerada e há disponível modelos para cães de todos os portes, inclusive alguns com regulagem de altura.
- Para cães filhotes ou com focinho achatado/braquicefálicos: o ideal é optar por um comedouro pet que seja raso, porque filhotes comem com muita pressa e podem se engasgar enquanto que os cães de focinho curto não têm tanta facilidade para alcançar o fundo de um pote e podem acabar machucando a laringe e os músculos do pescoço pelo esforço da tentativa.
- Cães de focinho longo: se o seu amigo é fuçudo, o melhor é escolher um pote de comida para cachorro que seja fundo para que ele tenha um bom espaço livre para que o focinho explore os cantinhos, o que faz com que o momento da alimentação seja mais confortável.
- Cães altos como goldens, borders ou outros que têm um porte maior, o ideal é o comedouro com suporte e regulagem de altura. Assim, ao comer, tronco do cão se manterá alinhado à coluna o que também evita o chamado “Intestino torcido” – síndrome mais comum em animais de grande porte em que, ocorre a torção dos intestinos e só é desfeita por meio de cirurgias.
Limpeza dos utensílios
Por causa da correria do dia a dia, muitos tutores acabam se esquecendo da importância da limpeza dos comedouros ou bebedouros para cachorro, o que pode representar perigo à saúde do peludo porque a saliva e os restos do alimento fazem com que haja proliferação de microrganismos que podem ser causadores de gastroenterites ou problemas mais graves.
Uma boa opção é optar por comedouros que sejam feitos de cerâmica ou vidro porque esse tipo de material é menos poroso e, por consequência, retém menos sujeiras e bactérias – além de serem de fácil limpeza.
De qualquer forma, antes de cada refeição, assim como você lava seus pratos e copos, lembre-se de lavar o comedouro do seu filho de quatro patas porque ele precisa comer em um pote limpo.
No caso do bebedouro para cães, o indicado é lavá-lo a cada troca de água com sabão neutro e água potável porque a água da bica é mais propensa a ter protozoários e bactérias que podem afetar a saúde deles como a giárdia, que provoca quadros graves de diarreia e vômito.
A escolha de um comedouro para cães adequado também pode ajudar no caso de animais que se recusam a comer. Mas, antes mesmo de comprar um para seu cãozinho, indicamos que o veterinário de confiança converse com você sobre os modelos e a altura que seu peludo precisa.
Os pilares essenciais para o bem-estar animal são a sanidade, o bem-estar e a nutrição. Por isso, mantenha as consultas de rotina e as vacinas do seu filho de quatro patas em dia, o acompanhamento de um médico-veterinário de confiança e forneça um bom alimento para que o cão tenha uma vida boa, longa e saudável ao seu lado.
Nosso blog sempre tem textos novos sobre comportamento, saúde e bem estar de cães e gatos. Fique por dentro, siga a Naturalis nas redes sociais e saiba mais sobre os lançamentos e novidades.