Dicas básicas para cuidar de um filhote de cachorro 

A gente já pôde perceber que você é pai de pet de primeira viagem porque com certeza tem alguns sinais que te entregam com facilidade – como alguns móveis de casa roídos ou as dúvidas sobre qual melhor alimento para seu pet. 

É tudo compreensível e estamos aqui para te ajudar a encarar essa missão de cuidar de um baby, porque tudo isso envolve responsabilidade, comprometimento e muito amor. 

Mas, se você escolheu ter esse novo filho de quatro patas em casa, com certeza amor não é algo que está em falta por aí. Então, recolhe os pedaços do último objeto vítima dos dentinhos afiados e vem com a gente saber as dicas básicas para cuidar de um filhote. 

Eles comem em quantidades diferentes 

Ao comparar os cães com outras espécies, a variação do peso entre a fase filhote e adulto pode variar muito, inclusive por causa dos portes, que vão desde a miniatura até os gigantes. 

Logo, ao criar a dieta exata e a quantidade de nutrientes que eles precisam receber, existe uma grande lacuna que é preenchida pela quantidade de alimento que o cachorro vai precisar comer durante o dia. 

É por isso que, ao ler o rótulo de Naturalis para filhotes, o tutor precisa seguir a orientação do peso estimado para quando o pet for adulto, e, assim, fornecer tudo o que é preciso para que ele cresça forte e saudável.

Eles comem mais vezes durante o dia 

Além do quantitativo, é preciso compreender que essas bolinhas de pelo são também pequenas baterias que precisam de muita energia para que o metabolismo acelerado seja capaz de acompanhar todo seu desenvolvimento. E esses nutrientes estão presentes desde os carboidratos e proteínas até os ácidos graxos, responsáveis pela renovação celular e pelo amadurecimento do sistema imunológico. 

Então, se você alimentar seu amigo de quatro patas duas vezes durante o dia – como é o recomendado a ser feito com os adultos -, ele vai consumir os nutrientes presentes em Naturalis muito rápido e, ao precisar de mais energia, não terá onde buscar. O indicado é dividir a porção diária de cinco a seis vezes ao longo do dia para que todos os benefícios de Naturalis sirvam como cargas de bateria metabólica. 

Eles precisam gastar energia física e mental 

Agora, se você pensar bem, provavelmente já viveu ou ouviu falar de situações em que os filhotes roem móveis, viram a casa de cabeça para baixo ou destroem coisas. Mas já parou para pensar porque isso acontece?

Como explicamos ali em cima, eles são cheios de energia e nem toda ela é dispensada no crescimento e desenvolvimento do organismo. Filhotes são cheios de curiosidade e ficam entediados com muita facilidade e, assim como crianças, precisam brincar, correr e socializar. Por isso: 

  • Invista em brinquedos de enriquecimento ambiental como bolinhas recheáveis, tapetes sensoriais e pelúcias interativas;
  • Converse com o veterinário sobre os tipos de mordedor adequados para seu filhote – uma vez que a função do mordedor pode variar de acordo com o porte do cão ou sua raça; 
  • Brinque de correr em casa, esconda alguns grãos da ração em lugares para ele procurar, divirta-se com seu pequeno furacão;
  • Assim que o calendário de imunização estiver completo, leve-o para parques, passeie, pelo menos, uma vez ao dia para que ele sinta cheiros e tenha contato com outros locais;
  • Se possível, leve seu cãozinho para parques de cães, em que ele socialize e brinque com outros animais. 

Ao morder objetos de casa ou móveis, o que seu cachorro está sinalizando é que ele precisa de atenção e mais distrações – talvez um pouco mais de contato com você – ou, em outro caso, as mordidas nos pés das mesas e objetos podem estar relacionadas à troca da dentição, o que gera coceira na gengiva e o estímulo incontrolável por roer algo (mais uma vez, lembre dos bebês, desesperados com seus mordedores quando os dentinhos estão nascendo). 

O mais importante de tudo é paciência! 

Assim como tudo na vida, a fase de filhote é só uma etapa na longa trajetória do peludo como seu companheiro de todos os dias. Logo, seja paciente, respire fundo, tire algumas fotos para rir da destruição no futuro e, caso precise, não hesite em procurar um médico-veterinário que seja especialista em comportamento. 

Os comportamentalistas são médicos que estudaram com afinco as necessidades e as variações da personalidade dos animais para poder facilitar o convívio deles com os humanos, ou seja, eles são perfeitos para te ajudar nos momentos de perrengue. E ainda que você não conheça um especialista em comportamento, o médico que cuida do seu filhote é capaz de indicar alguém que seja de confiança. 

Em caso de qualquer mudança brusca na normalidade, ainda que seja uma simples diarreia, procure o clínico responsável pelos cuidados do seu cão e nunca o automedique. Vai dar tudo certo e Naturalis vai ser o alimento que vai acompanhar vocês até a velhice do peludo. 

Se você gostou de saber um pouquinho sobre o desenvolvimento de filhotes, no nosso blog tem muito mais dicas e informações sobre bem-estar, nutrição e comportamento de cães e gatos. Acompanhe as redes sociais de Naturalis para novidades!