Principais cuidados na hora de cortar a unha do gato 

As unhas dos felinos crescem rápido. Se não forem cortadas regularmente, podem ficar muito longas e até mesmo encravadas, causando dor e desconforto ao animal – além de provocar processos infecciosos mais graves. 

No artigo abaixo você encontra as principais informações sobre a importância e os cuidados na hora de cortar a unha do gato. Confira: 

Por que cortar a unha do gato 

É comum ouvir de gateiros que seus sofás, móveis e objetos foram destruídos pelas unhas dos bichanos. Esses infortúnios podem ser evitados com a manutenção adequada das unhas (aliada a mudança comportamental e ao enriquecimento ambiental da casa). 

Leia sobre como funciona o enriquecimento ambiental para gatos aqui. 

A preocupação principal, contudo, não é com o ambiente, e sim com a saúde do gato – uma vez que as unhas compridas podem causar arranhões na pele ao se coçar ou ao se limpar ao longo do dia. 

Essas feridas podem levar a infecções e outras complicações de saúde. Além disso, as unhas compridas podem se prender em objetos e tecidos, causando desconforto e até mesmo dor ao animal. 

De quanto em quanto tempo é preciso cortar as unhas do gato? 

A periodicidade ideal para cortar as unhas do gato varia de acordo com o estilo de vida do animal. Gatos que vivem em ambientes internos e não têm acesso a superfícies ásperas para afiar as unhas precisam ter as unhas cortadas com mais frequência do que aqueles que passam tempo em quintais ou varandas onde podem raspar as garrinhas. 

Em geral, recomenda-se cortar a unha do gato a cada duas ou três semanas. Mas isso pode variar. Então, o adequado é conversar com o médico-veterinário e entender qual é o tamanho ideal para cortar. 

Como cortar a unha do gato 

Existem vários métodos para cortar a unha do gato. Os mais comuns são o corte com tesoura ou cortador de unhas específico para pets. É importante lembrar que o processo pode ser estressante para o animal. 

Por isso, é recomendável acostumá-lo desde filhote a ter as unhas cortadas e utilizar técnicas de reforço positivo, como oferecer petiscos ou brinquedos após o procedimento.

O cortador de unhas específico para pets funciona como uma espécie de guilhotina, cortando a ponta da unha quando a lâmina é acionada. É importante escolher um cortador de tamanho adequado para o gato.

Atenção: é para cortar apenas a ponta da unha, evitando cortar muito próximo à base, onde há vasos sanguíneos e nervos. Se houver dificuldade em identificar a posição dos vasos sanguíneos, é recomendável buscar orientação de um médico-veterinário.

Independentemente do método escolhido, é importante manter a calma durante o processo e evitar pressionar ou segurar o animal com força excessiva, pois isso pode causar dor e estresse. Com paciência e cuidado, é possível manter as unhas do gato saudáveis e evitar problemas futuros.

Aqui no blog de Naturalis nós sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de novidades e lançamentos de Naturalis.