Comportamento canino – verdades e mentiras
Desde a infância, ouvimos histórias sobre o comportamento canino: que os cachorros são predadores dos gatos, que eles são os melhores amigos do homem e muito mais.
Mas será que essas lendas são verdade? Elas têm alguma base científica? Checamos a veracidade de algumas dessas informações que já caíram no imaginário popular.
Cães são predadores de gatos?
De jeito nenhum! Não há nenhum gene ou característica que faça com que os cães saiam atrás dos gatos.
O que acontece é que cães apresentam um comportamento instintivo de caçador, enquanto o gato responde a essa situação de duas formas: “congela” ou foge, o que faz com que os cachorros sigam os bichanos.
Mas há gatos que não veem ameaça no comportamento dos cães e, assim, não demonstram medo e nem tentam fugir, o que não estimula o cão a caçar.
Por isso a importância da socialização dos pets. Nesse processo, é importante introduzir o novo morador da sua casa, seja ele o cão ou o gato, aos poucos. Lembre-se sempre de continuar tratando seu antigo amigo da mesma forma de sempre, para evitar que ele sinta ciúmes.
Cães sabem quando os donos estão tristes?
Sim. Diversos estudos já identificaram a conexão emocional entre cães e seres humanos. Isso não vale apenas para situações de tristeza, mas para calma e stress, que podem ser passados ao seu amigo de quatro patas.
Uma pesquisa de 2018 publicada na revista Learning and Behavior, por exemplo, aponta que o peludo é capaz de reconhecer na feição humana seis emoções básicas: raiva, medo, felicidade, tristeza e nojo.
Os cães abanam a cauda quando estão felizes?
Nem sempre. Pode ser que esse seja o motivo do seu amigo estar realizando esse movimento, mas pesquisas indicam muitos outros motivos para isso, como curiosidade, relaxamento, medo e agressividade.
Inclusive, o lado para o qual o cão aponta a cauda faz diferença. Movimentos para a direita costumam indicar sentimentos positivos, enquanto aqueles para a esquerda tendem a emoções negativas como medo, stress e ansiedade.
Um estudo publicado na revista Current Biology ainda menciona que os cães conseguem decifrar a direção e a causa do abanar da cauda de outro cão.
Interessante, não é mesmo? Esperamos que essas curiosidades te ajudem a ficar mais próximo do seu amigo e a entendê-lo melhor!