Como saber se gato está doente?
Gatos são animais bastante metódicos e adoram uma boa rotina, o que leva seus tutores a desconfiar de qualquer mudança mínima em seu comportamento. Isso leva a uma dúvida comum: como saber se gato está doente?
Não é fácil chegar a um veredito final, mas alguns sinais podem indicar que é hora de visitar um médico veterinário. Conheça alguns deles.
Gatos costumam esconder suas dores
Pode ser um tanto difícil descobrir se o bichano está doente, já que ele costuma esconder as suas dores físicas e emocionais. Isso vem do seu instinto caçador de não demonstrar fraqueza.
Por esse motivo, a atenção para os sinais de que o seu gato precisa de um atendimento médico deve ser redobrada. Gatos gostam bastante de previsibilidade e controle. Assim, qualquer mudança na rotina ou no comportamento do pet já pode indicar um problema.
Principais sinais de que o gato está doente
Quer uma ajudinha para identificar se o seu gato está doente? Confira alguns dos sinais mais comuns.
Alteração no apetite e na ingestão de água
Seu bichano não está aceitando ração para gatos? É preciso agir com rapidez. Esse pode ser um sinal de alguma doença e, se o pet ficar muito tempo sem comer, pode desenvolver ainda a lipidose hepática felina, ou seja, acúmulo de gordura no fígado.
A mudança no consumo de água também pode ser um problema: beber água em excesso pode indicar diabetes, problemas renais ou desidratação.
Mudança nos hábitos de higiene
Quem cuida de gato sabe que o animal é muito limpo! Se o peludo não estiver se limpando adequadamente, é importante procurar um veterinário o mais rápido possível.
O mesmo vale para a utilização da caixa de areia, que pode indicar uma doença se estiver mais suja ou mais limpa que o habitual. Nesse caso, é importante entender por que o gato está com diarreia ou dificuldade para defecar ou urinar.
Apatia
Correr, perseguir objetos e saltar são atividades muito naturais dos peludos, e mesmo os pets mais tranquilos se rendem a elas de vez em quando. Se o seu amigo de quatro patas demonstrou falta de energia, letargia ou desinteresse pelos brinquedos, é melhor ligar o sinal de alerta.
O mesmo vale para o gato que não quer receber carinho em momento nenhum. É normal que os peludos escolham seus momentos de cafuné, mas a sensibilidade excessiva ao toque pode indicar algum problema de saúde, especialmente nos animais mais carinhosos.
Outros sinais
É claro que, além desses sinais mais comuns, há muitos outros que podem indicar que o gato está doente, como:
- Respiração ofegante, tosses e espirros;
- Gengivas amareladas, azuladas, esbranquiçadas ou muito vermelhas;
- Alterações no sono;
- Vômitos;
- Dificuldade de locomoção;
- Miado e ronronado em excesso;
- Queda de pelo;
- Coceira;
- Vermelhidão nos olhos;
- Pele ou olhos amarelados.
Qualquer mudança de comportamento ou diferença física do gato deve ser examinada. Agora que você sabe dos principais sinais para saber se o gato está doente, que tal levá-lo ao veterinário para garantir a saúde do seu amigo de quatro patas? Boa visita!