Como passear com cachorro agitado?

Tem pet tranquilo e tem pet que, ao sair para passear, fica tão empolgado que sai puxando a guia e latindo para tudo o que vê. Essa situação pode ser complicada para o tutor, mas há truques para tornar o momento de passear com cachorro agitado mais tranquilo.

Antes de passear

Se a única parte estimulante do dia do seu cão for o passeio, é claro que ele ficará mais ansioso por ela. Por isso, ofereça ao pet estímulos em casa, como mordedores, dispositivos recheados e propostas de exercícios cognitivos. 

Para acalmar o peludo antes de sair, evite utilizar chamamentos que estimulem a ansiedade dele, como “Vamos passear?”, e apenas coloque a guia quando o cão estiver calmo.

Você também pode tentar gastar a energia do animal antes, dentro de casa, com alguma brincadeira em que ele tenha que correr bastante. Assim, quando forem sair, ele estará mais tranquilo.

Quando o cão puxa a guia

Um dos problemas mais comuns dos tutores é quando o amigo de quatro patas puxa a guia com muita força, principalmente se for um cão de médio a grande porte. Nesse caso, opte por uma guia leve e resistente, mas que não seja um enforcador, que pode machucar o animal.

Outro truque é parar o passeio sempre que o seu amigo estiver puxando a guia. Espere até que ele se acalme e mude de comportamento. Assim, entenderá que puxar a guia não gera nenhum resultado. 

Não dê broncas nem grite. Mantenha-se parado e volte a andar apenas quando a guia afrouxar. Pode levar alguns passeios até que ele entenda o recado, então tenha paciência!

Quando o cachorro late muito

Pode ser por euforia, pela presença de animais desconhecidos ou por barulhos que chamem a atenção. A verdade é que alguns animais latem muito na hora do passeio, o que pode incomodar o tutor.

Um dos possíveis motivos para isso é a falta de frequência das saídas, que acabam se tornando um grande momento de euforia na vida do pet que só fica em casa. Por que não, então, aumentar essa frequência?

Torne isso uma rotina e opte por lugares mais tranquilos, para que o animal se acostume com os objetos e barulhos ao redor. Por fim, recompense comportamentos positivos com palavras, carinhos ou até petiscos.

Gostou dessas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática com o seu cão agitado. Boa sorte!