Saiba como melhorar a convivência entre cães e gatos
Quando um novo peludo chega em casa, é importante que os tutores ajudem o pet mais velho a reconhecer o “irmão” mais novo, principalmente quando não são da mesma espécie. Pode demorar um pouquinho, mas com amor, atenção e paciência é possível ter uma boa convivência entre cães e gatos. Quer saber como? Confira algumas dicas valiosas que vão trazer mais harmonia para a sua família:
1. Tenha paciência nas primeiras etapas de convivência entre cães e gatos
Uma das principais preocupações dos tutores é se haverá briga entre os animais nos primeiros contatos. Para evitar que acidentes mais sérios aconteçam, o ideal é inserir o novo membro da família de forma gradual, em um ambiente que seja neutro para ambos – como o quintal, por exemplo.
Além disso, é preciso que os animais estejam sob controle, ou seja, com guias que facilitem a contenção caso algo dê errado. Permita que eles se acostumem com o cheiro um do outro, mas limite essa interação a um curto espaço de tempo.
2. Supervisione a convivência entre cães e gatos
Forçar qualquer forma de interação entre os bichinhos não é o melhor caminho para criar laços. Para que a convivência entre cães e gatos aconteça de forma mais tranquila, faça o seguinte:
- Determine espaços separados para cada pet com itens básicos de higiene e alimentação, como comedouros, bebedouros e, no caso dos gatos, caixas de areia;.
- Supervisione as interações entre os animais até que você tenha certeza de que eles se dão bem. É preciso um tempo para confiar plenamente nessa interação, e vale a pena respeitar os limites deles;
- Certifique-se de que cada animal tenha seu próprio espaço seguro onde ele possa ir caso queira ficar um tempo sozinho;
- Mantenha as unhas dos animais aparadas para evitar ferimentos em caso de brigas ou até mesmo brincadeiras mais intensas;
- Alimente os animais em horários diferentes para evitar disputas por comida e dominância.
3. Aposte no enriquecimento ambiental
Sabe aquelas bolinhas de petisco para cães e aqueles móbiles de parede que os gatos amam? Essas peças são essenciais para melhorar a convivência entre cães e gatos. Afinal, ajudam na distração – tanto física quanto mental – e reforçam a individualidade dos pets; uma vez que os acolhem em brincadeiras voltadas para suas espécies.
Para brincadeiras em conjunto, o ideal mesmo é ter ajuda profissional para evitar disputas que podem se tornar agressivas. Além disso, lembre-se de que a receita ideal para a convivência entre cães e gatos é dar muito amor e atenção para ambos. Assim, nenhum deles vai desenvolver sentimentos de exclusão, ciúmes ou posse.
O que fazer quando o cão quer correr atrás ou caçar o gato?
Muitos tutores incentivam o comportamento de ataque e/ou perseguição a gatos – o que prejudica a convivência dos animais. Para que isso não aconteça na sua família, o ideal é procurar assistência de um adestrador profissional ou de um médico-veterinário que seja especialista em comportamento.
Por meio de atividades, condicionamento e brincadeiras, o profissional consegue fazer com que o cão deixe de entender o gato como uma ameaça ou presa e começe a enxergá-lo como amigo e parceiro de aventuras – afinal, eles terão muitas!
Compartilhe com seus amigos que gostam de cães e gatos e siga Naturalis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e lançamentos.