Como escolher o pet shop: 4 pré-requisitos

Só pelo fato do cachorro frequentar Pet Shop, com certeza você já ouviu que seu filho de quatro patas é privilegiado… e é mesmo! Já que os cuidados nesse tipo de ambiente vão muito além da estética porque há limpeza de ouvidos, corte de unhas e, para aqueles que precisam de tratamento específico, há até banho medicamentoso. 

Mas você não vai levar seu pequeno tesouro para qualquer lugar, certo? Por isso, é preciso ficar atento ao pet shop escolhido para saber se eles atendem aos requisitos básicos de higiene e de conforto ao cão. 

Para ajudar você a encontrar um bom pet shop para seu cachorro, nós preparamos o artigo abaixo. Leia: 

Veja a estrutura do local pet shop antes de levar seu cachorro

O principal ponto a ser observado em um pet shop é a limpeza. O ideal é que o ambiente esteja sempre limpo, sem acúmulo de poeira e sujeira pelos cantos porque isso pode fazer com que haja proliferação de fungos e bactérias que provocam doenças como candidíase e dermatite em pets. 

Além da limpeza, é ideal que o espaço de espera não seja gradeado, uma vez que o vão das grades pode prender a patinha e machucar o cão. O local em que o pet vai tomar banho e ser tosado também deve ser adequado, sem que ele tenha possibilidade de pular, fugir e se lesionar pelo estresse do som do secador ou por causa da água se ele for daqueles que não gosta muito de banho.

Por falar em água, pergunte em qual temperatura o banho é realizado, uma vez que a água quente pode ocasionar problemas de pele como escamação e, dependendo da estação do ano, a água fria pode ser incômoda. O ideal é que a temperatura seja fria no verão e morna no inverno. 

Alguns pet shops contam com câmaras secadoras, que são ideais para animais de pelagem curta como buldogues e bull terriers porque elas são equipadas com ventilação em 360º que faz a secagem completa do peludo sem que ele tenha aquele estresse do soprador barulhento. 

O que fazer se meu cachorro precisa de banho medicamentoso? 

Em casos que o cão precisa de banho com shampoos específicos, como aqueles para dermatite ou oleosidade, há pet shops que oferecem o serviço com o valor do uso do shampoo da empresa ou você pode optar por levar o shampoo do seu filho de quatro patas e explicar como deve ser usado. 

Em muitos desses casos, o pet shop pode cobrar um valor a mais pelo serviço, já que demanda um pouco mais de tempo porque, geralmente, é preciso esperar alguns minutos para que o medicamento aja na pele. 

O que fazer com cachorros de pelo longo e corte específico

Quem vê aquelas dezenas de vídeos de cortes e penteados de cães em pet shop pode até achar que é capricho do tutor mas, em alguns casos, os cachorros de pelagem mais longa, como shih-tzu, spitz, maltês e outras raças, é um cuidado necessário para que o animal esteja com a pele bem cuidada. 

É importante que este serviço seja realizado por groomers – profissionais capacitados para tosa -, porque eles vão saber qual tipo de corte é recomendado para a raça sem comprometer a pelagem. Por exemplo, os spitz têm uma camada de subpelo que não cresce caso seja cortada, então é preciso que o profissional tenha ciência desses casos. 

Fora a questão do corte, há a importância da hidratação dos fios e cuidados com a secagem, que precisa ser feita com cuidado para evitar que as camadas de pelo mais próximas da pele não fiquem úmidas e tenham proliferação fúngica. 

Preste atenção no cuidado com as unhas e orelhas

Uma das principais necessidades de cuidado do pet shop é com as orelhas e com o corte de unhas dos cães. Porque as orelhas precisam estar com algodão para evitar a entrada excessiva de água – que pode ocasionar otite e as unhas precisam ser cortadas com cuidado para que não haja corte no nervo e, por consequência, sangramentos desnecessários. 

Há alguns locais que aproveitam o corte das unhas para lixá-las e evitar que fique pontiagudo e que o cão possa se machucar caso se coce. Nas orelhas, é importante conversar com o tosador para que ele informe caso esteja com aspecto fora da normalidade – com vermelhidão e excesso de cerúmen. 

Agora que você sabe os principais requisitos para um pet shop atender seu filho de quatro patas com qualidade e cuidado, vai poder escolher a dedo e com consciência até mesmo o profissional de tosa. 

Lembre-se de sempre manter as vacinas, vermífugos e antiparasitários em dia e não falte às consultas de rotina para que seu peludo esteja com a saúde boa para ter uma vida longa, saudável e aproveitar bastante com a família. Siga Naturalis nas redes e acompanhe as novidades.