Comida para gatos: o que faz bem e o que evitar?

Seja ração seca, úmida ou um mero petisco, é uma delícia ver o nosso amigo de quatro patas lambendo os beiços, feliz depois de uma refeição. Afinal, ração é a melhor comida para gatos.

Mas será que esse é o único tipo de alimento que devemos dar aos bichanos? Quais benefícios uma alimentação equilibrada pode trazer ao animal? Descubra a seguir.

Que tipo de comida para gatos faz bem para o pet?

Ração! Esta é, em geral, a melhor alimentação para o amigo de quatro patas. Isso porque os produtos desenvolvidos especialmente para o peludo contém em sua composição todos os nutrientes de que ele precisa, em quantidades adequadas.

Além disso, os bichanos precisam de taurina, um aminoácido que não conseguem produzir em seu organismo. Isso significa que a única forma de obterem o nutriente é a partir da dieta.

A Naturalis é uma boa opção de alimento para eles, já que constitui uma ração Super Premium, com proteínas de qualidade e ingredientes naturais. 

Rações úmidas também podem ser oferecidas! Além de serem bastante saudáveis e palatáveis, contém água em sua composição, o que contribui para a hidratação do pet e para evitar problemas renais.

Dependendo da fase de vida do bichano, ainda há tipos diferentes de ração que são indicadas. Filhotes têm necessidades nutricionais diferentes de idosos, por exemplo, e a formulação da ração varia.

Que tipo de comida para gatos evitar?

Alguns alimentos são tóxicos para gatos e não devem ser oferecidos sob nenhuma hipótese. Entre eles, estão:

  • Chocolate;
  • Uva;
  • Alho e cebola;
  • Leite e derivados lácteos;
  • Carne crua; 
  • Ovo cru; 
  • Café;
  • Produtos enlatados.

Essa lista, porém, não é exaustiva! Sempre que você quiser oferecer um alimento diferente ao seu amigo de quatro patas, verifique se ele pode fazer mal ao bichano.

Como a nutrição evita complicações na saúde dos gatos?

São diversos os exemplos de como uma dieta balanceada pode contribuir para a saúde dos bichanos a curto, médio e longo prazo. A taurina, citada anteriormente, por exemplo, contribui para o funcionamento da visão, reprodução, sistema digestivo e coração do animal.

A própria hidratação, facilitada pelas rações úmidas, pode prevenir problemas renais, mais desenvolvidos na velhice.

E então? Já escolheu qual ração Super Premium vai oferecer ao seu amigo de quatro patas?