Cachorro no cio: cuidados durante esse período
Ter um cachorro no cio pode ser sinônimo de preocupação e cuidado. Durante esse período há mudanças significativas no comportamento canino, como por exemplo: demarcação de território, maior propensão a fugas, ansiedade, sangramento, entre outras questões.
Cachorro no cio: como identificar?
O cio de cachorro é o preparo para uma gestação, e o animal só pode engravidar nessa época.
Notou que sua cachorra está lambendo muito a área genital? Fazendo muito xixi? Esses são um dos principais sinais do cio. Observe o comportamento do cachorro! Agitação, carência, rabo pra cima ou para o lado também são indicadores. Outro sinal são cachorros machos se aproximando e latindo com maior frequência.
Isso acontece porque durante o período do cio, a fêmea libera um cheiro diferente, que só outros cachorros podem sentir. Isso serve para atrair cães machos — mas outras fêmeas poderão se aproximar no intuito de brigar. Recomenda-se manter o animal dentro de casa por uma questão de segurança, mas caso haja a necessidade de sair, a atenção precisa ser redobrada, ok?
Para confirmar se o cio da cadela realmente está acontecendo, verifique se há sangramento e se a vulva está inchada e escura.
Quanto tempo dura o cio de cachorro?
Se você está se perguntando quantos dias a cadela fica no cio, temos a resposta: o cio da cadela geralmente se inicia a partir do sexto mês de vida, mas isso pode variar de acordo com o porte de cada cachorra. Geralmente, a cadela entra no cio de seis em seis meses e ele costuma durar três semanas (21 dias), mas pode variar entre duas semanas ou um mês completo.
Há quatro fases no cio de cachorro:
Proestro — é o começo de tudo, onde a vulva da cachorra começa a sangrar e o seu cheiro começa a atrair os cães machos, mas ela ainda não os aceita.
Estro — período em que ocorre a ovulação e a cadela passa a aceitar os cães machos, ideal para acasalamento com a finalidade de procriação.
Diestro — ocorre logo após o Estro e tem o papel de garantir um bom desenvolvimento da gestação.
Anestro — esse período só existe se não ocorrer a fertilização do óvulo, pois é um período de inatividade hormonal.
Como evitar o cio da cadela
Se a sua intenção é evitar o cio de cachorro e não tem interesse na procriação, a castração é a melhor solução. Mas vale dizer que os veterinários não indicam que a castração da cadela seja feita durante o período do cio, pois a vulva estará inflamada e cheia de sangue, expondo o animal à riscos durante a cirurgia. Optar pela castração pode trazer diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida do seu pet, além de reduzir o risco de doenças e prevenir complicações futuras.
Sabemos que não é tão simples lidar com o período do cio, mas seguindo as nossas dicas, pode ter certeza que ficará mais fácil entender e ajudar sua cadela a passar por essa fase!