Cachorro não parece saciado, o que pode ser?
Ao optar por uma ração, o objetivo do tutor precisa ser, principalmente, o bem-estar e a saúde do animal. Por saber essa informação, é importante perceber o quanto de alimento precisa ser oferecido para que o cachorro esteja saciado e bem nutrido, uma vez que eles têm necessidades nutricionais muito além da proteína e carboidrato – principais componentes que os tutores levam em consideração ao escolher qual alimento será fornecido para o peludo.
Aquela relação de custo-benefício é válida para escolher a principal fonte de alimentação do seu cão, mas é bem provável que, com as rações super premium naturais, que têm proteínas selecionadas e são livres de corantes e conservantes artificiais, sei amigo de quatro patas coma uma quantidade proporcionalmente menor, uma vez que o equilíbrio nutricional é algo levado a sério nessa categoria de alimentos para cães.
Mas, se o seu cão está sempre com fome, mesmo após as refeições, existem algumas coisas que você pode considerar. Preparamos este artigo com os principais porquês dele não parecer saciado mesmo depois de comer. Veja:
A quantidade de ração pode estar incorreta
Seu amigo de quatro patas consome Naturalis adequada para seu tamanho e peso? Se a resposta for sim, avalie se a quantidade de comida é adequada para suas necessidades nutricionais.
Cães precisam de uma quantidade adequada de calorias para atender às suas necessidades diárias de energia. Chamada de energia metabólica, é expressa no rótulo como kcal (calorias) por 100 gramas de ração.
A quantidade de energia metabólica necessária varia de acordo com o tamanho, idade, atividade e estado fisiológico do seu peludo. Aqueles que são mais ativos e praticam exercícios diariamente precisam de mais calorias do que cães menos ativos e filhotes precisam de mais calorias do que cães adultos. Aqui estão algumas dicas para ajudar:
- Converse com o veterinário para que ele recomende a quantidade ideal de alimentos para o tamanho, idade e nível de atividade do seu cão;
- Verifique a tabela de alimentação na embalagem da ração porque lá estão as recomendações para a quantidade de comida que o seu cão precisa;
- Ofereça a quantidade de alimento indicada na embalagem em duas ou três refeições ao longo do dia. Isso pode ajudar a manter o seu cão saciado porque o metabolismo dele terá tempo para consumir e se reestabelecer após a próxima refeição.
A qualidade da ração pode ser inferior
Rações de qualidade inferior, em geral, usam carboidratos mais baratos que aumentam o volume do alimento. Contudo, os carboidratos não são tão nutritivos quanto a proteína animal, o que pode contribuir para que o animal tenha aumento de peso e esteja sempre com fome.
Verifique a lista de ingredientes e escolha um alimento que tenha a proteína animal como o primeiro ingrediente porque a ordem dos componentes parte da regra daqueles que têm maior quantidade para o que tem menos.
Além disso, considere procurar alimentos que sejam compostos por ingredientes de qualidade superior, como carne fresca, frango, peru ou peixe, e evite as que usam subprodutos de carne e aditivos artificiais.
Doenças e verminoses podem fazer com que seu cão esteja sempre com fome
Algumas verminoses fazem com que o hospedeiro sinta fome com frequência. Um desses casos acontece quando o cão é contaminado pela teníase, conhecida popularmente como “Solitária”, ou pela cisticercose, transmitido pela ingestão de alimentos ou água contaminados com a fase adulta ou ovos do parasito.
Os sintomas das verminoses são silenciosos e a principal forma de evitar esse tipo de contaminação é estar com o vermífugo em dia. Contudo, é preciso que o veterinário indique o melhor tratamento para que você não ofereça algo que seja ineficaz.
Qual é a melhor ração para cachorro?
Naturalis, que é um alimento super premium feito com proteínas selecionadas, cereais integrais, vegetais e antioxidantes naturais, o que oferece sabor diferenciado e mais energia para o cão. Com ômegas 3 e 6, ácidos graxos importantes para manter a renovação celular, manutenção do sistema imunológico e a saúde da pele e do pelo porque contribuem para a hidratação da camada mais externa da pele. O extrato de yucca é um ingrediente natural que ajuda o intestino a produzir fezes mais firmes e com menos odor.
Lembre-se de sempre mantenha também as vacinas e os antiparasitários em dia. Não falte às consultas de rotina para que seu cachorro esteja com a saúde boa e tenha uma vida longa e saudável ao seu lado. Siga a Naturalis nas redes e acompanhe as novidades.