Cachorro latindo muito: entenda a mudança de comportamento
Apesar de não falarem nossa língua, cães adoram se comunicar conosco, principalmente através de seu latido. Inclusive, alguns estudos apontam que os humanos são capazes de reconhecer o contexto e a emoção expressada por esses sons como forma inespecífica de comunicação entre as espécies.
É normal os peludos latirem para demonstrar suas emoções ou pedir por atenção. Mas, em algum ponto, o latido pode vir acompanhado de mudanças de comportamento ou se tornar muito insistente.
Controlar a situação e compreender o porquê de tantos latidos é o primeiro passo para fazer com que os barulhos cessem. E foi para chegar a essa conclusão que nós separamos algumas dicas para que você possa entender o latido em excesso. Veja abaixo:
Por que o cão late?
O latido é a principal forma de comunicação dos cães. Por meio desses sons, eles expressam suas emoções e, ainda que pareça óbvio, cães sempre irão latir. Portanto, cabe ao tutor aprender e compreender o que os cães têm necessidade diante do som.
Pesquisas indicam que, na maioria das vezes, o cão aponta para o motivo do latido ou chama atenção do tutor com o olhar após receber atenção. O contexto é necessário para que a observação seja efetiva e você possa ajudar o seu cão. Então, veja, abaixo, quais são os tipos de latido dos cães:
Seu cão pode latir de felicidade
O latido de felicidade é o mais divertido e costuma estar acompanhado daquele abanar frenético do rabinho. Geralmente, o cachorro costuma expressá-lo quando está na presença de pessoas que se sente à vontade ou quando está brincando.
Nesse caso, o contexto da interação familiar e a alegria se torna combustível para que os cães latam quando a brincadeira acaba, pedindo por mais diversão.
Seu cão pode latir para proteger o próprio território
Caso seu amigo de quatro patas acredite que seu território, no caso a casa em que vocês vivem, pode estar ameaçada de alguma forma – que pode ser até a presença de uma pessoa desconhecida -, os latidos significam proteção.
Cães têm grande senso de proteção em relação a seus tutores e, em situações como essa, os pelos da região da nuca ficam eriçados, a postura ereta e o rabo apontado para cima. Os latidos também são diferentes, mais grossos e potentes.
Seu cão pode latir por medo
Caso se sintam ameaçados, os cachorros podem latir para chamar atenção, conseguir ajuda ou mostrar à ameaça que ele também pode se defender. Quando é assim, a postura dos animais costuma ser recuada, com passos para trás em busca de espaço, com os dentes à mostra e o rabo que pode ou não estar entre as pernas.
Procure o motivo do medo e tente isolá-lo. Se for um objeto, mostre ao cão que não há perigo, deixe-o cheirar e interagir até que compreenda que não há motivo para o medo.
Seu cão pode latir por solidão ou síndrome de ansiedade de separação
Ao ver que não estão na companhia de seus melhores amigos humanos, os cães podem emitir a tristeza da solidão por latidos e uivos. Com trabalho de equipe e enriquecimento ambiental, o pet pode entender que há alegria em ficar sozinho.
Para isso, converse com o veterinário acerca dos melhores métodos de ajudar o cachorro, uma vez que há diversos produtos disponíveis no mercado e compreender a funcionalidade é importante para que você não gaste dinheiro em brinquedos que não vão ser úteis.
Seu cão pode latir por fome
Bateu o horário da comida e a barriga continua vazia. Seu cachorro pode começar a latir para te chamar atenção.
Em geral, eles fazem isso e correm para a área em que você separa a alimentação ou para o comedouro. Então, esse é o momento de seguir o seu cão e entender o que ele quer dizer com o latido (ou reparar que deu a hora de você comer e ele continua de pote vazio).
Como fazer o cachorro parar de latir
É possível conter o latido, mas fazer com que o cachorro pare com esse som natural, não! Tudo fica mais fácil depois de compreender a razão do cachorro latindo muito.
Além de identificar o motivo, tenha um ambiente adequado porque o espaço onde o cachorro convive precisa suprir as necessidades dele. O ideal é que a caminha fique em um local coberto, longe de exposição ao sol, ao vento e à chuva, o comedouro e bebedouro estejam sempre limpos e que o animal tenha momentos para brincar com os próprios brinquedos e com os tutores.
Lembre-se de sempre manter as vacinas, vermífugos e antiparasitários em dia e não falte às consultas de rotina para que seu cachorro esteja com a saúde boa para ter uma vida longa e saudável ao seu lado. Siga a Naturalis nas redes e acompanhe as novidades.