Cachorro idoso emagrecendo: saiba o porquê 

O tempo vai passando e, com ele, o seu amigo de quatro patas vai ficando velhinho. Os sintomas começam a aparecer: mudanças no comportamento, cansaço, artrose e perda de peso. Ter um cachorro idoso emagrecendo pode ser assustador, mas na verdade é bastante comum.

Conheça os motivos disso acontecer e mantenha o seu pet saudável nessa etapa de vida.

Como saber se o meu cachorro é idoso?

A partir dos 7 anos de vida. Parece cedo para o seu eterno bebê, mas é importante ter essa idade em mente, já que os cães idosos precisam de alguns cuidados especiais.

Alguns outros sinais podem indicar que o seu cachorro já é um senhor (ou senhora), como: 

  • Calos na patinha e pelos esbranquiçados;
  • Fazer xixi fora do local correto;
  • Aumento ou perda de peso;
  • Aparecimento de tártaro;
  • Tumores;
  • Alteração no olfato;
  • Perda gradativa da audição e visão;
  • Cansaço;
  • Mudanças no comportamento, como medo de barulho e ansiedade de separação;
  • Artrose e osteoporose, que dificultam a locomoção.

O que pode causar o emagrecimento?

Viu que seu pet está com a idade avançada e notou que ele começou a perder peso? Isso é bastante normal e pode ser causado por inúmeros fatores.

Afinal, com a idade, é comum que os pets comecem a perder os dentes e que a ração que antes era adequada para eles passe a ser dura demais. Por isso, cães dessa idade devem ingerir a ração ideal para eles, que além de macias, possuem os nutrientes necessários para essa fase da vida.

Daí vamos para um outro fator que pode causar o emagrecimento dos cães idosos: o fato de que a digestão fica mais lenta e a absorção de nutrientes, mais difícil nessa etapa da vida.

Afinal, se filhotes precisam de alimentos específicos para eles, que garantem os nutrientes e vitaminas essenciais para a sua saúde, o mesmo acontece com os mais velhos.

Na dúvida, o ideal é procurar por um veterinário de confiança, que saberá indicar uma dieta adequada para o seu amigo de quatro patas e ainda sugerir uma consulta odontológica para os cuidados orais com o seu pet, caso o seu peludo esteja perdendo os dentes.

O que fazer para manter o peso ideal do cachorro?

Oferecer rações adequadas para a etapa de vida do seu cachorro. Essa é uma das medidas mais eficazes para mantê-lo em seu peso ideal. 

Uma boa dica é a ração Naturalis Sênior, disponível em diversos sabores e voltada para diferentes portes. Além de constituir um alimento Super Premium, ela é altamente palatável e feita com proteínas selecionadas, grãos integrais e um mix precioso de frutas que garantem muita energia para o seu pet.

Evite aumentar a quantidade de comida diária ou oferecer mais petiscos ao seu cão. Essas medidas não tratam a raíz do problema e podem acabar piorando a saúde do seu peludo.

Gostou das informações? Agora é colocar a mão na massa e manter o seu cãozinho saudável e feliz na terceira idade!