Cachorro gosta de ficar no sol?
Quem não gosta de aproveitar um belo banho de sol? Seja pela vitamina D ou para se aquecer, a sensação não é menos prazerosa para os pets. Isso mesmo, cachorro gosta de ficar no sol e isso pode gerar muitos benefícios para a saúde do peludo!
Quer saber de algumas delas e entender como proporcionar belos banhos de sol para o seu amigo de quatro patas com os cuidados necessários? Confira no artigo abaixo.
Liberação de vitamina D e melhora da saúde dos ossos
O sol pode ser muito benéfico para o seu cãozinho! Para começar, nos dias frios, os músculos ficam mais contraídos, o que sobrecarrega as articulações e os músculos, e o sol pode ajudar a aliviar essas dores.
Além disso, o sol também beneficia a absorção da tão conhecida vitamina D, que por sua vez auxilia na absorção do cálcio e do fósforo e ajuda a prevenir problemas ósseos, osteoporose e fraqueza nas patas traseiras.
Proteção parcial contra ácaros
Sabe quando você sacode os lençóis de casa e deixa eles respirarem um pouco no sol para afastar os ácaros? O mesmo acontece com os peludos! Nesse sentido, o sol é uma boa maneira para prevenir doenças como a sarna nos pets.
Mesmo assim, é importante lembrar que o sol ajuda, mas não é suficiente. Para manter o seu amigo de quatro patas protegido, é preciso ainda se atentar para as recomendações do veterinário, como a utilização de medicamentos antiparasitários e a manutenção de hábitos de higiene, combinado?
Remédio contra ansiedade e depressão
Outra boa notícia: o sol ajuda na liberação de serotonina! Para quem não conhece, esse é o neurotransmissor que ajuda a sensação de bem-estar e diminui a ansiedade e a depressão.
Os banhos de sol também liberam a melatonina, responsável pela regulação de sono. Tudo de bom para a saúde mental do pet, não é mesmo?
Como proteger cachorro que gosta de ficar no sol
Viu só como o sol pode ser muito bom para o seu amigo de quatro patas? Mas, atenção: é preciso tomar alguns cuidados para que o contato com ele aconteça de forma segura. Afinal, assim como os humanos, cães também podem ser alvos de câncer de pele e queimaduras.
Para evitar esses problemas, o ideal é que o pet tenha acesso ao sol nos horários em que ele está menos intenso, passeando de manhã ou no final da tarde, e o evite entre às 10h e às 16h.
O animal também pode tomar outros cuidados típicos do verão, como utilizar um protetor solar para cães onde há menor densidade capilar, como a região dos olhos, orelhas, focinho, barriga e na risca da coluna.
Por fim, é melhor evitar o sol excessivo em dias muito quentes para não correr o risco da hipertermia.
Agora que você sabe tudo sobre banho de sol para os cães, é hora de garantir tudo o que os raios solares têm de oferecer ao seu amigo de quatro patas!