Cachorro fujão: 6 dicas para lidar com o pet

Você fecha o portão de casa, mas, quando percebe, lá está ele: o seu amigo de quatro patas no meio da rua, ambiente que pode ser perigoso para o animal. Lidar com cachorro fujão pode não ser fácil, mas há alguns truques que podem ajudar a impedir que o animal saia de casa.

Selecionamos seis dicas para tornar a sua vida mais fácil e a do seu cachorro, mais segura! Confira a seguir.

Causas de um cachorro fujão 

Talvez a forma mais eficaz de impedir que o seu pet fuja de casa é entender os motivos deste comportamento canino. Entre os casos mais comuns, estão:

  • Energia acumulada;
  • Cio;
  • Curiosidade;
  • Maus tratos.

Confira algumas estratégias para lidar com esses problemas.

Utilize a guia correta

A guia correta faz toda a diferença! Afinal, animais de diferentes portes e raças podem precisar de guias diferentes, e a qualidade do material é fundamental para garantir a segurança do seu amigo de quatro patas.

A coleira peitoral é a mais recomendada para cachorro fujão, já que segura melhor o animal e evita que ele escape durante os passeios.

Aposte no enriquecimento ambiental

Já pensou que o motivo para o seu pet fugir de casa é simplesmente tédio ou ansiedade? Se o animal vive em um ambiente estimulante, é menos provável que ele tente fugir.

A solução para cachorro fujão pode ser bastante simples: enriquecer o ambiente oferecendo estímulos ao peludo. Brinquedos, bolinhas, comedouro labirinto… Tudo para que ele fique entretido na segurança do lar.

Cuide das rotas de fuga

Dica: mapeie a sua casa e preveja todas as possíveis rotas de fuga. Afinal, seu amigo de quatro patas pode estar fugindo pelos lugares menos previsíveis e você nem sabe.

Cuide para manter janelas, portas e portões sempre fechados e, se necessário, abuse das redes ou telas de proteção.

Adestre o cão

Com muita paciência e carinho, é possível adestrar o cachorro em casa! Assim, ele cumprirá os seus comandos e você conseguirá eliminar comportamentos indesejados.

Além disso, a energia acumulada do cachorro pode ser direcionada a outra situação, além de tentar fugir: a aprender novos truques.

Considere castrar o animal

Sabia que muitos machos acabam fugindo de casa para namorar? É comum que os cães saiam em busca de alguma fêmea no cio.

Por isso, a castração pode deixar o animal mais calmo e ajudá-lo a eliminar esse comportamento.

Passeie com o pet com frequência

Por fim: passeios frequentes ajudam a lidar com diversas das causas da fuga de um cão. O exercício ajuda a gastar a energia acumulada do pet, a controlar a ansiedade e permite que o animal explore e exercite a sua curiosidade.

Além disso, a partir do momento em que o peludo tem maior contato com outros ambientes, animais e pessoas, perde um pouco do interesse pela exploração e fica mais tranquilo.

Que tal colocar essas dicas em prática e evitar um cachorro fujão na sua casa? Boa sorte!