O que são carrapatos e o que transmitem

Os carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue dos animais. Eles podem ser encontrados em áreas arborizadas, gramados e em animais como cães e gatos. O carrapato é um vetor de diversas doenças, como: 

  • Doença de Lyme – causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, é transmitida aos animais e humanos pela picada do carrapato. Os sintomas em ambas as espécies incluem febre, mal-estar, dor de cabeça e dores musculares. Em casos mais graves, a doença pode afetar o sistema nervoso e o coração.
  • Babesiose – causada por um protozoário e transmitida aos animais pela picada do carrapato. Os sintomas incluem febre, anemia, perda de apetite e fraqueza. Em casos mais graves, a doença pode afetar os rins, o fígado, o baço e levar o animal a óbito.
  • Erliquiose – causada por uma bactéria e os sinais clínicos de febre, perda de apetite, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, a doença pode afetar o sistema nervoso e os rins, o que leva o animal a desenvolver um grave problema de coagulação e apresentar hemorragias com facilidade.
  • Febre maculosa afeta tanto humanos quanto animais e é transmitida pela picada do carrapato estrela, muito comum em áreas de pasto. Os sintomas, tanto em animais quanto em humanos, incluem febre, dor de cabeça, náusea e vômitos. Quando chega em sua forma mais grave, a doença afeta o sistema nervoso e os rins.

Como identificar carrapatos no cachorro 

Esses parasitas, que se fixam na pele do animal para se alimentarem de seu sangue, são facilmente identificados por seu tamanho e aparência. Os carrapatos são pequenos, com um corpo ovalado que pode variar de 1 a 5 mm de comprimento, dependendo da espécie e do estágio de desenvolvimento.

A cor do corpo do carrapato pode variar de marrom claro a preto, dependendo da espécie e do tempo que ele passou se alimentando. Quando o carrapato está vazio, ele é mais claro, enquanto que quando está cheio de sangue, ele fica mais escuro.

Geralmente se fixam nas áreas com menos pelos do animal, como orelhas, patas e pescoço. Isso porque eles procuram áreas quentes e úmidas para se alimentar, então, também é comum encontrá-los em locais como as axilas e a virilha.

Como remover os carrapatos 

A remoção dos carrapatos é um processo delicado e deve ser feita com cuidado para evitar a infecção do animal. Isso porque a picada do carrapato pode causar inflamação e infecção na pele do animal, além de transmitir doenças perigosas como as que te contamos ali em cima. Por isso, é importante remover o carrapato assim que ele for identificado.

Para remover um carrapato, é necessário utilizar uma pinça e puxá-lo com cuidado e firmeza, tomando cuidado para não deixar a cabeça do parasita na pele do animal. Para isso, segure o carrapato o mais próximo possível da pele do animal e puxá-lo em linha reta, sem torcer ou espremer o corpo do carrapato. Isso evita que a cabeça do carrapato se solte e permaneça na pele do animal.

Evite o uso de produtos químicos ou substâncias caseiras para remover os carrapatos, pois isso pode causar irritações na pele do animal e até mesmo agravar a infecção. Além disso, alguns produtos podem ser tóxicos para os animais, causando intoxicações graves.

Após a remoção do carrapato, limpe bem a área com água e sabão neutro. Se a pele do animal estiver inflamada ou infectada, procure um veterinário para avaliar a necessidade de tratamento com antibióticos ou anti-inflamatórios.

Como prevenir os carrapatos nos cachorros 

A melhor forma de prevenir a infestação de carrapatos é manter o ambiente limpo e livre de vegetação alta, pois os carrapatos são mais comuns em áreas arborizadas e gramados. Mas, em áreas urbanas, também é preciso se preocupar com o local em que o pet toma banho – como pet shops. 

Existem também produtos específicos para prevenir a infestação de carrapatos, como comprimidos, coleiras e sprays repelentes. Esses produtos contêm substâncias que afastam os carrapatos do animal, evitando que eles se fixem na pele ou fazem com que eles morram e tenham seu ciclo de reprodução interrompido.

É importante lembrar que alguns antiparasitários têm ação de um a três meses, por isso é necessário aplicá-los regularmente para manter a proteção do animal. No entanto, cada animal tem necessidades específicas e pode reagir de forma diferente aos produtos. Por isso, é fundamental consultar um veterinário para escolher o produto mais adequado para o seu animal e para saber a frequência correta de aplicação.

Por fim, é importante lembrar que a prevenção não é 100% eficaz e que os carrapatos ainda podem se alojar no animal. Por isso, é fundamental realizar inspeções regulares na pele do animal para identificar a presença de carrapatos e removê-los o mais cedo possível.

Quando procurar um veterinário 

Se o seu cachorro estiver infestado de carrapatos, o ideal é procurar ajuda médica para saber se há alguma infecção decorrente das picadas. Além disso, caso ele apresente sinais de febre, perda de apetite ou inchaço no local da picada, é importante procurar ajuda veterinária imediatamente. 

Outros comportamentos que requerem atenção do tutor envolvem sinais de fraqueza ou mudanças no comportamento, como apatia, falta de energia ou dificuldade para se mover, é importante levá-lo ao veterinário para uma avaliação completa. 

Esses sinais podem indicar que o animal foi infectado por alguma das doenças transmitidas pelos carrapatos, como a doença de Lyme ou a erliquiose. Lembre-se que as doenças transmitidas pelos carrapatos podem ser graves e até mesmo fatais para os animais. Por isso, mantenha os antiparasitários em dia e realize inspeções regulares na pele do animal para identificar a presença de parasitas.

Se você notar qualquer sinal de infecção ou doença em seu animal após a remoção do carrapato, não hesite em procurar ajuda veterinária imediatamente. O veterinário poderá avaliar o animal e prescrever o tratamento adequado para garantir a saúde e bem-estar do seu amigão. Sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Continue navegando pelo blog para saber mais e acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de novidades e lançamentos de Naturalis.