Como os antioxidantes ajudam na velhice dos gatos

Seja para proteger os felinos da radiação ou prevenir o câncer na fase avançada da vida, há muitas formas como os antioxidantes ajudam na velhice dos gatos. Presente em diversas vitaminas, esse componente combate os radicais livres, trazendo maior qualidade de vida para os pets.

Saiba por que escolher uma ração com antioxidantes para proteger o seu amigo de quatro patas na terceira idade.

O que são antioxidantes?

Nutrientes encontrados nos alimentos, os antioxidantes protegem o organismo dos danos causados pelos radicais livres, que interferem no sistema nervoso e imunológico dos gatos. 

Os radicais livres são formados por fatores como a poluição, a radiação ultravioleta, o estresse e a má nutrição, e é associado ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de problemas de saúde.

Os antioxidantes estão bastante presentes em frutas e vegetais, e os mais comuns são as vitaminas A, C e E.

Eles também são produzidos pelo organismo dos bichanos, mas nem sempre na quantidade necessária para manter a boa saúde do pet.

Qual é o papel dos antioxidantes na alimentação dos gatos?

O organismo dos pets possui uma quantidade de antioxidantes que os protege contra a ação de radicais livres. A ingestão dessa substância contribui, na verdade, para que o animal esteja ainda mais protegido.

A combinação desses antioxidantes ainda contribui para potencializar a sua eficácia. As vitaminas E e C, o selênio e o betacaroteno, por exemplo, ajudam a manter a imunidade em dia e ajudam a manter a vitalidade e a longevidade do peludo.

Além disso, retardam a oxidação de óleos e vitaminas e atuam como conservantes para manter o aroma, sabor, crocância e potencial energético do alimento por mais tempo.

Principais antioxidantes presentes na dieta dos gatos

Quer conhecer melhor alguns dos antioxidantes mais comuns na ração dos gatos? Confira a seguir.

  • Vitamina A, que atrasa a oxidação das células e reduz os riscos de envelhecimento precoce;
  • Vitamina C, que protege o pet da radiação e contribui para a renovação da vitamina E;
  • Vitamina E, que previne a oxidação dos ácidos graxos e ajuda a regular a síntese de proteínas;
  • Luteína, que neutraliza os radicais livres;
  • Taurina, que fortalece o sistema imunológico;
  • Polifenol, que auxilia na modulação de células inflamatórias;
  • Betacaroteno, que protege o felino contra o envelhecimento precoce da pele;
  • Licopeno, que protege contra o câncer.

Por que os antioxidantes são importantes para gatos idosos?

Os gatos idosos, em especial, podem se beneficiar muito da ingestão de alimentos ricos em antioxidantes. Isso porque os radicais livres contribuem para os sinais de envelhecimento e prejudicam o sistema imunológico, fatores que afetam muito os animais mais velhos.

Alguns antioxidantes, como o ômega 3, possuem propriedades que melhoram a função cognitiva. Assim, são bastante indicados para os gatos que tiverem propensão em ter doenças desse tipo.

E então? Que tal proporcionar para o seu amigo de quatro patas idoso uma alimentação rica em antioxidantes e muita saúde?