Ansiedade de separação: como ajudar seu pet
Latidos, choros e uivos quando você não está, dificuldade para dormir e destruição de objetos da casa. Se seu pet tem se comportado dessa forma, pode ser que ele esteja com a síndrome de ansiedade de separação (SAS).
Isso nada mais é que o medo intenso do animal de se separar dos tutores e uma série de respostas no corpo e no comportamento do bichinho relacionadas a isso.
Verdade é que esse medo pode causar muito sofrimento para o seu amigo de quatro patas, especialmente se você trabalhar ou passar o dia fora de casa.
Mas, então, como ajudar o seu animal de estimação? Confira algumas dicas para deixá-lo mais tranquilo e confortável na sua ausência.
Procure a ajuda de um veterinário
Os profissionais que entendem do comportamento animal são os mais indicados para recomendar as medidas mais efetivas de acordo com cada caso.
Aproveite e conte a ele o que você acha que pode estar afetando o seu pet. Você mudou recentemente de casa ou de emprego? Passou a trabalhar mais no escritório? Casou ou se divorciou? Houve algum falecimento na família?
Com essas informações, ele poderá orientar tratamentos como terapia comportamental, enriquecimento ambiental e ajustes de manejos que farão muito bem ao seu cãozinho!
Use artigos de enriquecimento ambiental para entreter o cão
Calma, não se assuste com esse termo estranho! Proporcionar enriquecimento ambiental significa oferecer estímulos certos para mantê-lo entretido ao longo do dia.
Que tal, por exemplo, deixar petiscos escondidos pela casa para que ele brinque de caça ao tesouro? Ou então rechear bolinhas interativas com ração Naturalis, para que ele fique faça mais esforço para comer e fique entretido por mais tempo?
Garantir que ele tenha sempre água e um espaço limpo para fazer as necessidades é essencial para que o pet não fique estressado.
Saia de casa com naturalidade
Pode parecer difícil, mas sabe aquelas despedidas efusivas, cheias de abraços e beijos que você dá antes de sair de casa? Pois é, elas têm de acabar.
Se seu cão sofre de ansiedade de separação, o melhor é agir com naturalidade, ou seja, se despedir de forma rápida e evitar fazer muita festa ao chegar em casa.
Isso não significa que haja menos amor dos cães, mas faz com que o animal entenda que esse é apenas mais um momento da rotina de vocês, e que não há motivo para sofrimento. Faz sentido, não é?
Agora que você sabe das melhores dicas para ajudar seu pet a lidar com a ansiedade da separação, esperamos que as coloque em prática o quanto antes e termine de vez com o sofrimento do seu amigo de quatro patas. Boa sorte!