Alimentos que gatos não podem comer

Seu gatinho é daqueles curiosos, que não pode ouvir a porta da geladeira abrindo que aparece com os olhos grandes e pedintes como se precisasse muito de um pedaço de qualquer coisa que você está comendo?

Às vezes, resistir a eles é uma verdadeira prova de resistência, mas não desista! A alimentação, assim como o bem-estar físico e mental são os três principais pilares para que os animais vivam por bastante tempo ao nosso lado. Muitas pessoas confundem a ração natural, que é um alimento completo e livre de conservantes e corantes com a alimentação que os humanos consomem diariamente. 

Gatos têm metabolismo e necessidades diferentes das nossas, por isso, o que é oferecido a eles pode comprometer sua saúde porque, o que é considerado delicioso e natural para os humanos, pode ser tóxico e, até mesmo, levar o bichano a óbito. Para evitar maiores sustos, separamos uma lista com alguns alimentos que os gatos não devem consumir. 

O que acontece se meu gato comer um alimento que não deve

Em algumas situações, gatos demonstram ser mais astutos que nós, humanos. Então, não é impossível que eles quebrem um pote para comer o que está dentro ou roubem comida quando você está distraído. 

O problema mais simples que pode afetá-lo é a intoxicação alimentar e, o mais grave, um choque anafilático. De toda forma, é melhor não evitar. Fique atento aos seguintes sintomas que podem surgir caso seu gato coma um alimento tóxico: 

  • Vômito; 
  • Diarreia;
  • Falta de ar e mucosas pálidas – área dos lábios e pálpebras principalmente;
  • Batimentos acelerados;
  • Distensão abdominal;
  • Dificuldade de se locomover;
  • Inchaço nos membros. 

Em caso de sinais como esses, é importante ir, urgentemente, ao veterinário para que o quadro seja analisado e o bichano seja estabilizado imediatamente. Veja os alimentos que são tóxicos para gatos:

Alimentos que gatos não podem comer:

Gato não pode comer chocolate

Ainda que essa informação esteja quase como parte do coletivo social porque muitas pessoas já sabem que animais não podem comer chocolate, acidentes acontecem. Os componentes tóxicos do chocolate são as metilxantinas teobromina e a cafeína, encontrados na base do cacau. 

O grau de toxicidade varia de acordo com o tamanho do animal e o teor de metilxantinas

no alimento, uma vez que chocolates ao leite contém menor teor de cacau que os meio-amargos, logo, são considerados menos tóxicos. Além disso, a alta quantidade de gordura presente no chocolate pode provocar pancreatite em animais suscetíveis.

Gato não pode comer cebola e alhos (de tempero e o alho poró):

A mistura, tão típica nas casas do Brasil, é tóxica para os gatos porque podem promover desequilíbrio nas células do sangue ainda que em quantidades consideradas baixas. Estudos apontam que animais que ingerem mais de 0,5% de seu peso

desenvolvem anemia hemolítica – doença autoimune em que os glóbulos vermelhos são destruídos pelos próprios anticorpos do organismo -. 

Cozinhar ou fritar esses dois ingredientes não reduzem o seu potencial de toxicidade, por isso, nada de oferecer aquele restinho de arroz para o bichano. Em níveis tóxicos, o alho e a cebola podem ocasionar hemólise – a destruição das hemácias – e levar o animal a óbito.

Gato não pode comer uva e passas:

Boa e refrescante, a uva é extremamente tóxica para gatos porque compromete a saúde dos pequenos porque sobrecarrega o organismo de açúcar e gera choque anafilático ou excesso de vitamina d, que está ligado aos rins, uma vez que aumenta a captação intestinal de cálcio, a reabsorção tubular renal e a reabsorção óssea, ocasionando a  hipercalcemia elevada de cálcio no sangue. 

Estudos apontam que o consumo de uvas ou passas compromete, principalmente o

túbulo contorcido proximal, mantêm membranas basais remanescentes intactas – que pode ocorrer regeneração epitelial e calcifi cação renal -.

Gato não pode comer leite e seus derivados:

Ainda que muitos lembrem dos filmes e desenhos que mostravam gatos tomando leite, na vida real, isso não é nada bom. Após o desmame, os gatos param de produzir a lactase – enzima responsável por digerir o leite e derivados -, e as bactérias produzem sintomas de desconforto como gases, vômitos, diarreia e incômodo abdominal para o felino.

Lembre-se que o único leite que seu bichano deve tomar é o da mãe dele, que o amamentou instintivamente, por mais ou menos, dois meses. 

Gato não pode comer peixe enlatado:

Se a lembrança de um gatinho tomando leite não te faz recordar de nada… quem sabe um gato comendo peixe? Esse é mais um alimento “aceito” pela sociedade mas que faz parte dos alimentos que os gatos não podem comer. 

Na conserva, os peixes enlatados estão embebidos em óleos, conservantes e muito sódio. Componentes que são extremamente tóxicos para gatos. 

Lembre-se de sempre manter as vacinas, vermífugos e antiparasitários em dia e não falte às consultas de rotina para que seu bichano esteja com a saúde boa para ter uma vida longa e saudável ao seu lado. Siga Naturalis nas redes e acompanhe as novidades.