10 alimentos proibidos para cães
A cena é comum: você está almoçando e se depara com aquela carinha encarando o seu prato de comida e pedindo por um pedacinho que seja. Os cães são bastante pidões, é parte da natureza deles, e às vezes caímos na tentação de oferecer algum agrado ao nosso amigo de quatro patas. Mas você sabia que há alimentos proibidos para os cães?
Dependendo do que for ingerido pelo pet, pode causar convulsões, anemia, intoxicação alimentar e, em alguns casos, até a morte, se não houver a intervenção rápida de um profissional.
Por isso, é importante saber dos principais alimentos que o peludo não pode comer de jeito nenhum e preservar a sua saúde e segurança. Vamos conferir alguns deles?
Principais alimentos proibidos para os peludos
Chocolate, cebola ou ossos cozidos: você sabia que todos esses alimentos são proibidos e podem fazer muito mal aos peludos?
Confira uma lista dos principais ingredientes que podem causar intoxicação nos pets e, lembre-se, consulte sempre um veterinário antes de oferecer qualquer comida ao seu amigo de quatro patas.
Cebola e alho
O problema é sério: alimentos que usamos rotineiramente como cebola e alho possuem uma substância que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos dos peludos, o que pode gerar quadros de anemia e aparecimento de sangue na urina.
Por isso, na hora de alimentá-lo, desconsidere alimentos que estejam temperados com esses ingredientes.
Carne e peixe cru
Melhor evitar intoxicação alimentar, não é mesmo? Pois é exatamente isso que a ingestão de carne e de peixe cru pode causar aos pets.
Alguns peixes, como salmão, truta e esturjão ainda podem conter um parasita que causa a “doença dos peixes”. Se não for tratada, ela é fatal dentro de duas semanas. Por isso, sempre cozinhe muito bem as carnes que for oferecer ao seu amigo!
Uvas e passas
Uvas e passas podem causar falência renal no seu cão. Os sintomas são observados já no dia seguinte à ingestão, mesmo que ela seja em pequena quantidade.
Em geral, o peludo apresenta vômitos e hiperatividade, seguido de letargia e depressão. Por isso, deixe essa fruta bem longe do seu amigo.
Ossos cozidos
Há ossos fabricados especialmente para os cães, disponíveis largamente em lojas de animais.
Mas os ossos de verdade, aqueles que sobram depois de comermos a carne, podem fazer o animal engasgar e sufocar, ou até perfurar algum órgão interno seu. Melhor evitar e garantir a segurança do seu pet.
Café e chá
Nada de cafeína para o cachorro! Presente no café e em alguns chás, a substância pode ser fatal para o animal, e a intoxicação não possui nenhum antídoto.
Ela começa com sintomas de agitação, respiração acelerada, palpitações e tremores musculares e pode chegar a convulsões e sangramento.
Chocolate e cacau
O chocolate e o cacau também podem proporcionar ao cão a intoxicação, dessa vez pela teobromina, substância existente em todos os tipos de chocolate, inclusive no branco.
Os sintomas são vômito, diarreia e sede excessiva, assim como alteração do ritmo cardíaco, tremores, convulsões e até a morte. Não caia na tentação de oferecer esse docinho ao seu amigo! Nesses casos, há opções de biscoitos para cães seguras para eles.
Abacate
O abacate pode ser bastante saudável aos humanos, mas contém uma substância chamada persin que é extremamente tóxica aos peludos.
Mesmo se ingerido em uma pequena quantidade, o persin pode fazer o seu amigo vomitar e ficar com diarreia. Melhor evitar, não é mesmo?
Macadâmia
Apenas seis nozes de macadâmia são suficientes para fazer um cão adoecer, e a sua ingestão pode até levá-los à morte.
O pet pode apresentar tremores musculares, fraqueza ou paralisia dos membros posteriores, vômitos, temperatura corporal elevada e frequência cardíaca rápida. Chocolate com nozes então, nem pensar, combinado?
Leite e derivados
Diarreia e problemas digestivos ao ingerir leite não é problema apenas dos intolerantes à lactose: também pode acontecer com os cães.
Por isso, oferecer sorvete ou iogurte ao seu amigo em um dia de calor não é uma boa ideia. De quebra, esses alimentos podem até causar alergias alimentares.
Adoçantes
Parece inofensivo, mas o adoçante pode causar de forma muito rápida uma profunda diminuição no nível de açúcar do sangue do seu pet. Com a hipoglicemia, que chega em 30 a 60 minutos, o seu cão pode apresentar convulsões, entrar em coma ou até mesmo ir a óbito.
Esses efeitos podem ser evitados com a intervenção adequada de um profissional. Por isso, se ele entrar em contato com esse alimento, corra para um veterinário o mais rápido possível!
O que fazer se o seu cão comer um alimento proibido?
Se o seu pet ingeriu por acidente algum desses alimentos da lista, corra com ele para um veterinário! Ele saberá o melhor tratamento para o seu amigo de quatro patas.
Mas lembre-se de que listamos acima apenas alguns dos alimentos mais comuns proibidos para os cães. Antes de oferecer qualquer comida aos peludos, consulte um profissional para saber se o ingrediente é adequado a ele.
Dê alimentos ao seu pet com responsabilidade e garanta sua saúde e bem estar.