8 itens essenciais para quem vai adotar um gato 

Ao receber um novo amigo de quatro patas em casa, há muito o que fazer: garantir todas as vacinas necessárias para o pet, castrar o animal e colocar proteção nas janelas, por exemplo. Além desses primeiros cuidados, há alguns itens essenciais para quem vai adotar um gato que não podem faltar no processo de adaptação do seu novo pet.

Quer saber quais são eles e como escolhê-los? Confira a seguir.

1. Cama para gato

Nem todos os gatos gostam de dormir em uma cama, mas é importante que ele tenha uma assim mesmo. Afinal, ela representa um lugar seguro onde ele pode se esconder de uma visita, por exemplo.

Ela precisa ser segura, confortável e de um tamanho adequado para o seu bichano, possibilitando que ele fique em pé e dê uma volta sobre o corpo nela.

Existem diversos modelos para você escolher: iglu, cabaninha, ninho, almofada… Não faltam opções para o seu amigo de quatro patas!

2. Potes para comida e água

Gatos precisam de quantidades específicas de água e de comida ao longo do dia, que variam de acordo com a idade e com o tamanho do animal.

Por isso, desde o primeiro momento, um comedouro e um bebedouro exclusivos para o pet, que fiquem afastados da caixa de areia, são fundamentais. Eles precisam ter as dimensões adequadas para que o bichano não encoste o bigode nas bordas e, assim, não rejeite o recipiente.

É recomendado ainda evitar potes de plástico, que podem acumular microrganismos nas ranhuras com o tempo e fazer mal ao animal.

Outra boa dica é a fonte de água para o gato, que chama a atenção do pet pela corrente e estimula o peludo a manter-se hidratado.

3. Caixa de areia

A caixa de areia é um dos primeiros itens que devem estar à disposição do gato. Sem ela, ele tende a segurar as necessidades, o que pode causar problemas de saúde.

Existem caixas de areia fechadas ou abertas disponíveis no mercado, algumas mais práticas para limpar e outras mais confortáveis e que dão mais privacidade para o seu bichano. A escolha depende do espaço que você tem disponível e das preferências do seu pet.

4. Arranhador

Se você quer preservar minimamente o seu sofá, ofereça um arranhador ao seu peludo! Afinal, os gatos arranham instintivamente para aparar e afiar as unhas.

Você encontrará diversos modelos no mercado, daqueles de papelão, menos resistentes, mas que os pets adoram, a outros de diferentes materiais. Deixe o objeto à disposição nas principais áreas da casa, em uma altura adequada para o seu filho de quatro patas.

5. Brinquedos

Não podem faltar brinquedos para o seu gato! Das bolinhas aos ratos e varetas, esses objetos estimulam o animal e garantem que eles ajam conforme seus instintos, colaborando para o enriquecimento ambiental da sua casa.

Em outras palavras: os brinquedos diminuem o stress do bichano, permitindo que ele se comporte de forma mais parecida de como faria na natureza.

6. Caixa transportadora

Você vai precisar de uma caixa transportadora sempre que for levar seu pet ao veterinário ou para uma viagem de ônibus ou avião. Por isso, mesmo que seu gato esteja sempre em casa, ela é fundamental.

Quando for adquirir o item, atente-se ao tamanho: o gato deve caber nela em pé e poder dar uma volta sobre o próprio corpo. Além disso, deve proporcionar segurança e ventilação adequada para o animal.

7. Utensílios de higiene

Gatos são animais muito limpos e, para ajudá-los nesse quesito, é preciso ter alguns itens de higiene às mãos. Estamos falando de escova e pasta de dente especial para os bichanos, xampu, condicionador e toalha para eventuais banhos e até uma escova para o pelo.

Sim, gatos podem tomar banho eventualmente, e escová-los com alguma frequência pode ser benéfico para eles. Se você tiver muita dificuldade em escovar os dentes dos animais, alguns brinquedos têm essa finalidade e podem auxiliar no processo.

8. Coleira

A coleira com identificação  pode ser especialmente útil para os gatos que costumam explorar as ruas, mas pode ser utilizada por qualquer pet.

Ela deve ser produzida com material hipoalergênico e de qualidade, que não arrebente. Os modelos mais recomendados são os tradicionais, peitorais e antipulgas. Nunca compre coleiras com guizos, já que o barulho pode incomodar os peludos.

Pronto! Agora é hora de preparar a casa para a chegada de seu mais novo morador! Vamos nessa?