Adestrar cachorro em casa: ensine truques ao seu pet
Senta, dá a pata, vem aqui! Quem nunca teve vontade de ter seus comandos obedecidos pelo seu amigo de quatro patas? Pois saiba que adestrar cachorro em casa é perfeitamente possível!
Conheça alguns truques para ensinar seu peludo a obedecer ordens básicas.
Como adestrar o cachorro em casa?
A melhor maneira de adestrar um pet é a partir de reforços positivos, que contribuem para a memória e o raciocínio do animal ao mesmo tempo que ajudam na diminuição da ansiedade do peludo.
Um profissional pode tornar a tarefa muito menos trabalhosa, mas aqui vai uma boa notícia: é perfeitamente possível adestrar o seu pet em casa! Com as dicas certas e muita paciência, todo cão é capaz de aprender truques como dar a patinha, sentar e se aproximar do tutor.
Para que o processo de aprendizagem seja bem sucedido, é importante que o tutor tenha consciência da importância da repetição das ações, que pode levar tempo. Os treinos devem ser curtos e com descanso para que o cão não perca a atenção e, mesmo assim, o pet não aprenderá um truque de um dia para outro!
Nessa jornada, as recompensas são um ponto-chave. Sejam elas atenção do tutor, frases positivas, carinho, petiscos ou até mesmo ração, servem para orientar o pet de que aquela ação foi correta.
O local em que os treinos serão realizados também é de extrema importância. Além de praticar em casa, ambientes em meio à natureza podem ajudar a deixar o cãozinho seguro, confortável e confiante.
Principais truques para ensinar ao cão
Gostou das dicas? Veja, então, como aplicá-las nos principais truques que costumam ser ensinados a cães.
Sentar
Este deve ser o primeiro truque ensinado ao peludo, já que os demais comandos dependem dele. Você pode ensiná-lo colocando um petisco próximo ao nariz do pet e movendo-o até a parte de trás da cabeça.
Permita que a cabeça do animal siga o petisco até que ele tenha de se sentar. Quando ele se sentar, diga “senta” e dê o petisco ao pet ou realize outros reforços positivos, como um “muito bem” e um carinho no animal.
Dar a pata
A forma mais simples de ensinar um cachorro a dar a pata é, após fazê-lo sentar, esconder um petisco na mão e esperar que ele cheire. Quando o cachorro esticar a pata para tentar abri-la e, nesse momento, fale o comando “dá a pata”.
Depois, como sempre, é importante elogiar o pet, oferecer o petisco ou até foenecer gestos de carinho e amor a ele. A palavra-chave deve ser sempre repetida para que o animal a entenda quando você passar à fase seguinte, em que não oferece petisco.
O processo pode demorar e deve ser repetido diversas vezes. Jamais brigue com o seu pet caso ele ainda não tenha aprendido os truques, combinado?
Deitar
Este já pode ser um comando mais difícil de ensinar ao pet, mas ainda é muito possível! Para isso, segure um petisco com as mãos fechadas, aproxime a mão do focinho para que ele a cheire e, depois disso, a encoste fechada no chão.
O animal deverá seguir a sua mão e, nesse momento, você deve deslizá-la pelo chão à frente do cachorro para indicar que ele deve segui-la. Quando ele estiver com a cabeça no chão, é só dizer “deita” e recompensar o animal.
Ficar
Esse truque é bastante útil para os momentos em que você recebe uma visita! Para ensiná-lo ao seu amigo de quatro patas, dê o comando para sentar, abra a palma da mão à frente do cachorro sem tocá-lo e diga “fica” e dê alguns passos para trás, sempre repetindo o comando.
Depois que o pet realmente ficar no lugar, ofereça a recompensa.
Aproximar quando for chamado
Para que o seu amigo de quatro patas venha à sua direção quando for chamado, coloque um petisco sob os seus pés e diga o comando “vem aqui”. Quando ele chegar, diga “muito bem” e peça para ele sentar.
Aos poucos, você pode aumentar a distância do truque até que o pet entenda que deve vir à sua direção sempre que a palavra-chave for mencionada. Por fim, ofereça incentivos positivos como Naturalis ao peludo pela lição aprendida!
Gostou das dicas sobre adestrar cachorro em casa? Que tal colocá-las em prática com o seu amigo de quatro patas?