Enriquecimento ambiental: opções para cães e gatos
Começa com um brinquedo, um arranhador e uma atenção no fim da tarde. De pouco em pouco se constrói o enriquecimento ambiental, série de estímulos para que cães e gatos possam se comportar de forma instintiva.
Essas atividades são mais importantes para a saúde dos pets do que se pode imaginar. Afinal, colaboram para o bem-estar físico e emocional do animal. Saiba como implementá-las na sua casa.
O que é enriquecimento ambiental?
O enriquecimento ambiental uma série de atividades que estruturam ou modificam o ambiente do pet para estimular o seu comportamento natural e suas habilidades.
É uma estratégia muito utilizada para a prevenção de problemas emocionais nos animais, como ansiedade, estresse e depressão. Ela contribui para evitar que o animal fique agressivo ou medroso, por exemplo.
Vantagens do enriquecimento ambiental
Além de evitar a agressividade em cães e gatos, o enriquecimento ambiental contribui positivamente para outros fatores, como o aumento da confiança e do bem-estar. E quem não ver seu amigo de quatro patas feliz?
Do ponto de vista físico, ele também favorece o gasto energético e a agilidade do peludo, trazendo maior qualidade de vida ao animal.
Enriquecimento ambiental para cães
Os cães podem se beneficiar do enriquecimento ambiental a partir de brinquedos, por exemplo. Os objetos deixam os pets entretidos e os desafiam a desenvolver habilidades mentais e físicas.
O enriquecimento ambiental para cães também pode ser realizado a partir de jogos de cheiro, passeios em locais diferentes e alimentação em brinquedos como a pet ball.
O afeto da família com quem o animal vive também é essencial para o bem estar do peludo. Muito amor e carinho garantem que o pet estará mais feliz e menos estressado.
Enriquecimento ambiental para gatos
O enriquecimento ambiental para gatos é essencial para que o bichano se sinta parte da casa e que interaja com o ambiente de forma saudável.
No caso dos gatos, são recomendadas torres que os animais possam escalar e arranhadores, que estimulam o comportamento natural de arranhar, mantêm suas garras saudáveis e afiadas e aliviam a ansiedade, além de impedir que o peludo arranhe sofás e outros móveis da casa.
Os brinquedos interativos também são uma boa escolha. Objetos com penas e plumas, por exemplo, estimulam o instinto caçador dos bichanos e aliviam o estresse.
Por fim, “gatificar” a casa, ou seja, proporcionar espaços elevados do chão para que o pet possa escalar, arranhar e se deslocar, é sempre recomendado: oferecer ao pet arranhadores suspensos, prateleiras, pontes e túneis certamente tornará a vida dos peludos muito mais divertida! Só lembre-se de garantir que os objetos sejam seguros aos animais, combinado?
Gostou de conhecer as diferentes formas de proporcionar enriquecimento ambiental aos pets? Agora, é hora de colocar a mão na massa! Vamos nessa?