Como saber se o cio da cachorra acabou?

As mulheres já estão acostumadas: chega aquele período do mês e começa o sangramento. Mas o mesmo acontece com a cadela, em um processo um tanto diferente das humanas. Como saber se o cio da cachorra acabou?

Para descobrir, é preciso entender como funciona o corpo da sua amiga de quatro patas e suas diferentes fases. Saiba melhor abaixo.

Quando ocorre o primeiro cio da cadela?

O primeiro cio, ou período em que a cadela está preparada para uma gestação, não possui uma idade exata para acontecer, mas costuma ocorrer entre os seis e os 12 meses de vida.

O porte do animal ainda influencia na sua entrada no cio, já que cães de raças pequenas entram no período mais cedo que aquelas de grande porte. Em algumas delas, o cio pode chegar apenas aos dois anos de idade.

Após a primeira vez, o cio das cadelas costuma acontecer duas vezes ao ano, de seis em seis meses.

Como funciona o cio da cadela?

Período em que o corpo da cadela está preparado para a gestação, o cio se divide em quatro fases e, em cada uma delas, o animal apresenta sinais corporais  diferentes. 

Se ficarmos atentos a eles, portanto, conseguiremos identificar quando o cio teve fim. As fases são:

  • Proestro: período em que a estimulação hormonal começa, pode-se observar o aumento da vulva e a secreção de sangue. A fase dura entre 5 e 15 dias;
  • Estro: é o período fértil da cadela, quando ela se mostra receptiva à monta. Nessa fase, não há mais secreção e a vulva já está novamente reduzida. Ela costuma durar entre 3 e 10 dias;
  • Diestro: em caso de cruzamento e fecundação, é nesta etapa que ocorre a gestação e a lactância. Mesmo que a cadela não esteja prenha, a etapa pode durar entre 2 e 3 meses; 
  • Anestro: intervalo até o reinício das etapas principais do ciclo estral, nesta fase há uma menor liberação de hormônios pelos ovários. É o tempo de recuperação da cadela, e dura entre 3 e 10 meses.

Como saber o final do cio?

Uma possibilidade para saber o final do cio é calcular o tempo. Cerca de três a quatro semanas após o sangramento, a sua cadela já deve estar no diestro.

No entanto, cada fase do cio da pet pode variar muito, e a forma mais precisa de reconhecer as etapas é observando os sinais da fêmea. O temperamento canino lhe dirá, além dos sinais físicos: 

  • A cadela estará menos agitada;
  • A vulva do animal estará do tamanho normal;
  • Ela não apresentará mais sangramentos;
  • Terá menor atração pelos machos.

No diestro, outros sinais podem ser observados, como o aumento das mamas. Na dúvida, um exame de citologia ou de dosagem hormonal podem ajudar a descobrir se a cadela ainda está em fase fértil.

Como cuidar da cadela no cio?

Agora que você sabe identificar uma cadela no cio, é importante saber cuidar da sua amiga de quatro patas neste momento tão sensível. 

A higienização deve ser feita com sabonetes próprios para a região, e calcinhas ou fraldas próprias devem ser trocadas ao menos duas vezes ao dia. Já a alimentação deve ser de alta qualidade, com preferência para a ração Super Premium.

Por fim, tenha paciência com a pet neste momento tão estressante para ela. Mantenha-a dentro de casa, já que a liberação de hormônios vai atrair outros animais.

Bons cuidados!