Gaviz: tudo sobre o antiácido para cães e gatos
Sabe quando não nos sentimos bem do estômago e corremos logo para um antiácido que nos possa trazer alívio? O mesmo acontece com os pets, e existe um medicamento que pode ajudar o seu amigo de quatro patas: o Gaviz.
Ele pode ser misturado na ração seca ou no petisco do pet, mas deve ser administrado com a prescrição médica. Quer conhecer melhor esta opção? Leia mais sobre ela a seguir e pergunte sobre ela ao ser veterinário de confiança!
Para que é indicado?
Indicado para o tratamento de azia nos pets, o antiácido à base de omeoprazol é também utilizado para casos de erosões, úlceras gástricas e duodenais, esofagite por refluxo e para auxiliar na erradicação do Helicobacter spp.
Ele neutraliza o ácido estomacal, gerando um alívio nos sintomas da hiperacidez no animal.
Como usar?
O antiácido deve ser oferecido preferencialmente pela manhã, com um comprimido inteiro. A dose que é normalmente prescrita pelos veterinários é de 0,7 a 1 mg/kg do peso do animal, uma vez ao dia.
O veterinário é o responsável por determinar a duração do tratamento, que costuma durar entre 10 a 14 dias.
Cuidados ao usar o Gaviz
Pode ser difícil oferecer remédio ao seu amigo de quatro patas, mas se esmagado ou mastigado, o comprimido de Gaviz pode perder a sua eficiência!
Por isso, o ideal é que ele seja colocado em petiscos ou na ração úmida do pet, para que seja engolido por inteiro.
Efeitos adversos
A maior parte dos casos em que o Gaviz apresenta efeitos adversos ocorre quando ele é administrado de forma incorreta. No entanto, foram observados casos de:
- Depressão;
- Sonolência;
- Diminuição do período de vigília;
- Excitação;
- Falta de coordenação;
- Dilatação da pupila;
- Taquicardia;
- Febre;
- Disfunção gástrica.
Contraindicações
O medicamento é contraindicado para cães e gatos que possuam uma hipersensibilidade a omeoprazol ou a outros componentes da fórmula.
Ele também não deve ser administrado a animais prenhes ou em lactação.
Gostou de saber sobre o Gaviz? Não se esqueça de procurar um profissional da saúde antes de oferecer o medicamento ao pet!