Cachorro sem apetite: o que fazer?
Mudança de casa, saudade do tutor, excesso de petiscos… São muitas as possibilidades que podem fazer o pote de ração do seu amigo de quatro patas continuar cheio ao longo do dia. Mas cachorro sem apetite pode indicar coisa séria. Afinal, se permanecer por muito tempo sem comer, o animal pode ter complicações de saúde.
Saiba identificar o problema e qual é o momento de pedir ajuda de um médico veterinário.
Principais causas
Ficar sem comer é um grande sinal de alerta para os peludos! Isso porque os cães não podem ficar mais de 24 horas sem se alimentar, e a falta de apetite pode indicar uma série de desequilíbrios.
Saiba o que pode causar esse comportamento no pet.
Mudanças climáticas
Já reparou como podemos ficar com moleza e comer menos em dias muito quentes? O mesmo acontece com os cães! Se a temperatura aumentou consideravelmente nos últimos dias, essa pode ser a causa de letargia e falta de apetite no animal. Nesse caso, oferecer a ele água fresca e um ambiente fresco e arejado pode ajudar.
Caso ele apresente outros sintomas, como apatia, diarreia, vômito, tosse ou febre, não perca tempo e corra para um veterinário!
Excesso de petiscos
Já pensou que o seu amigo de quatro patas pode não se alimentar de ração simplesmente por estar recebendo petiscos demais? Quando você oferece um biscoito ao animal, ele ainda se alimenta?
Esse pode ser apenas um caso de seletividade alimentar e, para fazer seu pet comer ração, é importante oferecer menos opções de comida, combinado?
É ainda indicado que a ração não fique disponível a ele o dia inteiro, mas apenas nos horários das refeições.
Estresse ou ansiedade
Diversas mudanças na rotina do animal também podem levar à falta de apetite. Mudança de casa, chegada de um novo membro da família, adoção de um novo animal: tudo isso pode gerar estresse e ansiedade no cão, interferindo na alimentação dele.
Alguns cachorros ainda desenvolvem a ansiedade de separação e comem apenas na presença de seus tutores.
Não se preocupe: nessas situações, o peludo deve voltar ao normal aos poucos, enquanto vai se acostumando à nova rotina. Senão, é importante consultar um veterinário.
Doenças
Por fim, é possível que o seu pet esteja com algum problema de saúde que esteja afetando o apetite dele.
Outros sintomas costumam aparecer quando isso acontece, como vômito, diarreia, febre, dor, perda de peso e mudanças de comportamento canino. Se observar algo desse tipo, corra para um veterinário!
Como ajudar o pet
Para entender a causa da perda de apetite no seu amigo de quatro patas, é importante conhecê-lo e identificar o que está acontecendo na sua vida no momento.
Houve uma mudança de casa, chegada de novo membro na família ou falecimento? Tudo isso pode afetar o seu peludo.
Além disso, tente oferecer a ele petiscos e ração úmida e verificar se a falta de apetite é relativa apenas à ração ou acontece de forma geral.
Mas, se seu pet continuar sem se alimentar por muito tempo ou apresentar outros sintomas, é hora de visitar um médico veterinário.
Esperamos ter ajudado a lidar com cachorro sem apetite. Boa sorte!