Gato com problema renal: como lidar?
Elas podem ser difíceis de identificar e impossíveis de curar: as doenças nos rins são bastante comuns nos gatos, principalmente os idosos. Gato com problema renal, no entanto, é um problema que pode ser evitado com muita hidratação e visitas periódicas ao veterinário.
Quer conhecer os sintomas e causas desse problema tão prejudicial aos bichanos? Confira a seguir.
Sintomas de gato com problema renal
Pode ser difícil detectar um problema renal no seu gato, especialmente pelos sintomas apresentados, que nem sempre são facilmente associados ao trato urinário. Vômitos, emagrecimento, constipação e diarreia, por exemplo, são sinais que aparecem com frequência.
Em diversos casos, os sintomas sequer aparecem nos gatos ou são confundidos com questões relacionadas à velhice, como letargia, pouca mobilidade e perda de pelo.
Alguns sintomas que podem ser mais facilmente detectáveis são:
- Aumento da sede;
- Desidratação;
- Aumento do volume de urina;
- Mucosas pálidas;
- Mau hálito;
- Hipertensão;
- Anemia;
- Emagrecimento.
Doença renal mais comum nos gatos, a insuficiência renal crônica não possui cura e, portanto, o tratamento está relacionado ao cuidado com os sintomas, oferecendo a melhor qualidade de vida possível para o pet.
Problemas renais mais comuns entre gatos
Normalmente encontrada em gatos idosos, a doença renal crônica é o problema renal mais diagnosticado nos bichanos. Ela pode afetar cerca de 80% dos pets com mais de 15 anos de idade, e é a principal causa da morte nos animais mais velhos.
Gatos com essa condição podem ainda desenvolver outros problemas, como proteinúria (presença de proteína na urina), acidose metabólica (menor excreção de íons hidrogênio), hiperfosfatemia e hiperparatireoidismo renal secundário e hipocalemia. Todos esses quadros são detectáveis a partir de exames indicados por um médico veterinário.
Por que os felinos estão mais suscetíveis a problemas renais?
A principal questão relacionada a problemas renais em gatos é o baixo consumo de água, que faz parte da natureza do bichano. Por isso, é importante sempre incentivar o seu amigo de quatro patas a beber água, seja a partir de rações úmidas ou de fontes como bebedouros.
Apesar dos pets poderem desenvolver esse quadro em qualquer fase da vida, é bastante mais comum que isso aconteça na velhice, quando há uma sobrecarga e perda das unidades funcionais dos rins.
Algumas raças ainda têm predisposição a esse tipo de doença, como persas, siameses, ragdoll e maine coon.
Gostou de saber mais sobre gato com problema renal? Esperamos que essas informações ajudem você a cuidar melhor do seu amigo de quatro patas. Boa sorte!