Cachorro lambendo a pata é normal?
Quando vemos um cachorro apático, sem energia, com coceiras ou modificações no apetite, costumamos logo ligar o sinal vermelho. Esses sinais preocupam os tutores, mas existe um comportamento que nem sempre chama a atenção e que também pode ser um sinal de alerta: o cachorro lambendo a pata.
Acredite, isso pode significar uma série de doenças ou problemas de saúde para o seu amigo de quatro patas. Saiba identificar a gravidade do problema.
Quando se preocupar com cachorro lambendo a pata?
O comportamento requerir cuidado quando é a resposta de quadros mais graves, como ansiedade ou estresse. Nesses casos, ele pode vir acompanhado de outros sintomas, como mudanças no apetite ou no sono.
Outra possibilidade é que o comportamento esteja relacionado a uma lesão, dermatite ou até mesmo a uma infecção na patinha. Nesse caso, você conseguirá observar inchaço ou feridas na região em que ele está lambendo.
É importante, portanto, entender as causas da lambida de pata para poder ajudar o seu amigo de quatro patas da melhor forma possível.
Afinal, se o pet continuar lambendo a região em excesso, é possível que isso cause uma irritação na pele ou até que agrave feridas, piorando o quadro do animal.
Na dúvida, procure um médico veterinário, que saberá verificar a origem do problema e indicar o melhor tratamento para o seu amigo de quatro patas.
Possíveis causas para cachorro lambendo a pata
A lista é extensa e, para identificar a causa da lambedura das patas, é preciso conhecer bem o seu pet. Você acabou de mudar de rotina ou de casa? É possível que ele esteja com ansiedade. Mudou o produto de limpeza que utiliza? Talvez o pet seja alérgico a ele.
Conhecer as possíveis causas do cão lambendo a pata pode ajudar a entender o que pode estar acontecendo com ele. A lambedura pode ter a função, por exemplo, de aliviar uma coceira causada por alergias, picadas de inseto ou irritações na pele.
Nesse caso, seu pet pode ter sido alvo de pulgas, carrapatos ou fungos. Que tal levá-lo a um veterinário caso aviste alguma ferida?
A causa ainda pode ser psicológica, relativa a ansiedade, estresse, tédio ou tensão mental. Observe o ambiente em que o seu pet vive e questione se não é o caso de melhorar o enriquecimento ambiental da sua casa com brinquedos e atividades para ele, ou ainda aumentar a frequência dos passeios na rua.
Falando em passeios, em dias quentes, é possível que o cão queime a patinha ao caminhar sobre o asfalto muito quente. Se acha que esse pode ser o caso, procure caminhar durante horários do dia com temperaturas mais amenas, pela manhã ou no final da tarde.
Lembre-se, entretanto, que os cães podem lamber a pata simplesmente como uma forma de higiene, assim como os gatos fazem. Portanto, se ver o animal fazendo isso, não necessariamente é motivo para se assustar, combinado? Procure outros sinais que possam indicar que o comportamento é mesmo um problema.
Como agir?
Para evitar o comportamento, é necessário manter as patas do seu amigo de quatro patas sempre limpas e secas e, em caso de alergia a algum produto, afastá-lo do contato com o animal.
Também é indicado realizar passeios regulares e em horários mais frescos do dia e oferecer brinquedos para que o pet não fique estressado ou ansioso.
Mas, caso observe o comportamento e suspeite de algum problema de saúde no seu amigo de quatro patas, peça a ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
Gostou das dicas para ajudar o cachorro lambendo a pata? É hora, então, de colocar essas dicas em prática. Boa sorte!